DATA DISCUTE INCLUSÃO SOCIAL E GARANTIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência divulga a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com o objetivo de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas. A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena como autonomia, protagonismo e independência.
A Semana, desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs desde 1963 e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, tem também tem a função de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito. Saiba mais clicando aqui: https://apaebrasil.org.br/pagina/semana-nacional-2021
“A luta pelos direitos da pessoa com deficiência deve ser diária. Ainda existe muito preconceito. Respeitar e garantir o direito da pessoa com deficiência é um dever não somente do Poder Público, mas de toda a sociedade” disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maiara Altieri.
Além disso, a data busca também conscientizar sobre a violência contra a pessoa com deficiência. “Devido ao preconceito, muitas dessas pessoas podem sofrer com violência física ou psicológica em casa, na escola, no trabalho, entre outros. Se você tem conhecimento de algum tipo de violência contra a pessoa com deficiência, faça a denúncia anônima discando 100” disse Maiara.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, através do CREAS, CRAS e Unidade de Atendimento Social desenvolve ações socioeducativas de cunho humanizador à pessoa com deficiência e seus familiares, com o objetivo de facilitar a relação interpessoal de seus membros, garantir seus direitos e sua inclusão social, com foco na proteção e na prevenção de qualquer tipo de violação de direitos.
Conheça os tipos de deficiências
Deficiência Física - Engloba vários tipos de limitações motoras, como paraplegia, tetraplegia, paralisia cerebral e amputação.
Deficiência Intelectual – Limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que aparecem nas habilidades conceituais, sociais e práticas, antes dos 18 anos. A pessoa com deficiência intelectual não é necessariamente considerada incapaz de exercer sua cidadania.
Deficiência Auditiva – Redução ou ausência da capacidade de ouvir determinados sons em diferentes graus de intensidade. Não é correto utilizar o temo surdo-mudo. A pessoa surda “fala” em sua própria língua e com terapia fonoaudiológica pode desenvolver a fala oral.
Deficiência Visual – Redução ou ausência total da visão, podendo ser dividida em baixa visão ou cegueira. O termo “cego” pode ser utilizado normalmente.
Surdocegueira – Deficiência única, que apresenta a perda da visão e da audição concomitantemente em diferentes graus.
Deficiência Múltipla – Associação de duas ou mais deficiências. Ex: deficiência intelectual associada à deficiência física.
Sobre o Conselho
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão criado para desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, nas áreas de Empregabilidade, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Acessibilidade.
Além disso, realiza ações para incluir socialmente as pessoas com deficiência, respeitando as necessidades próprias da sua condição e possibilitando acesso aos serviços públicos, aos bens culturais e artísticos e aos produtos decorrentes do avanço social, político, econômico, científico e tecnológico da sociedade contemporânea.