09 AGO 2021

LIVRO: Quarto de Despejo: Diário de uma favelada

AUTOR: Carolina Maria de Jesus

SINOPSE:

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem a este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

SOBRE O AUTOR

Carolina Maria de Jesus nasceu no estado de Minas Gerais em 14 de março de 1914, mudando-se para a cidade de São Paulo em 1947. Desde criança já se interessava pela leitura, tendo mais tarde iniciado a escrita de um diário. A autora teve apenas dois anos de estudo, realizados na primeira escola espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec, fundado por Eurípedes Barsanulfo em sua cidade natal (Sacramento).

Em 1960, o jornalista Audálio Dantas visitou a favela do Canindé, local onde vivia Carolina de Jesus, relatando ter se encantado com a autora que, "apesar de ser uma mulher extremamente pobre e simples, demonstrava uma grande lucidez crítica".

Disponível para empréstimo na BIBLIOTECA MUNICIPAL

Quer reservar este livro ou saber sobre outros livros para empréstimo? Entre em contato com a Biblioteca Municipal “Paula Rached”, pelo telefone (14) 3252-3100 ou pelas redes sociais (Instagram e Facebook) das 7h às 12h e das 13h às 16h, e continue acompanhando a página da Prefeitura!