20 JUL 2021
Biblioteca Municipal “Paula Rached” retoma atividades do jogo RPG de mesa

Biblioteca Municipal “Paula Rached” retoma atividades do jogo RPG de mesa

A Biblioteca Municipal “Paula Rached, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, retomou nesta semana as atividades de RPG na com novidades e equipamentos novos para tornar os jogos ainda mais emocionantes e imersivos. A Biblioteca adquiriu diversos livros com os principais temas de RPG, miniaturas, dados, além de outros boardgames.

“Convocamos todos os jogadores para fazerem parte desta missão que terá como recompensa muita diversão! Seja você um herói experiente ou jogador iniciante, venha aprender e se encantar com os mundos fantásticos do RPG. Tenho certeza que vocês vão amar!” disse Adriana Menezes, bibliotecária.

A Secretaria de Cultura esclarece que a Biblioteca está seguindo todas as medidas de segurança contra COVID-19 e que o uso de máscara é obrigatório.

Como participar

Os grupos se reunirão às quintas-feiras, das 9h às 12h e das 18h às 22h, e aos sábados das 10h às 17h, na Biblioteca Municipal “Paula Rached”, situada na rua Santos Dumont O-40, Centro, Pederneiras-SP. “As atividades serão realizadas nesses horários tendo em vista que a muitos jogadores trabalham ou estudam. Os grupos são mestrados por voluntários que, além de jogarem, ministram cursos e workshops voltados para a prática do RPG e formação de novos mestres. Mais interessados em auxiliar ou mestrar são bem-vindos!” convida a monitora da biblioteca, Daniela Martelini.

Mais informações pelo telefone: (14) 3252-3100 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalpaularached@gmail.com

A interação do público jovem com a biblioteca

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade, surgiu o projeto de RPG na Biblioteca Municipal “Paula Rached”, em uma conexão com a literatura juvenil. Trata-se de uma ação importante para movimentar o espaço nos finais de semana e à noite, proporcionando interação da sociedade com a biblioteca pública e que tem uma grande procura. “É maravilhoso e importante ver os jovens frequentando o espaço, estudando, lendo e pesquisando ao tempo em se que divertem. As bibliotecas também são espaços de cultura e interação social” disse o secretário municipal de cultura e turismo, Geraldo Cardoso.

O que é RPG de mesa?

RPG é uma sigla em inglês para Role Playing Game, que em uma tradução livre significa jogo de interpretação de personagem. Nesse jogo, um grupo de pessoas se reúne para contar uma história colaborativa, como se todos fossem os roteiristas de um filme. A visibilidade proporcionada pelos jogos de RPG é um diferencial atrativo à comunidade, que consequentemente proporciona o interesse pela leitura.