15 JUN 2021
Dia do combate a violência contra a pessoa idosa

DIA DO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

O Dia Internacional de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado hoje, 15 de junho, tem como principal objetivo criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa e prevenir novos casos, sendo declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência. Em celebração a data, a Prefeitura de Pederneiras preparou um vídeo lúdico especial indicado para todas as idades.

“O objetivo da campanha é despertar na sociedade a sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa em relação à violência que essa população vem sofrendo. Neste período de pandemia do COVID-19, o número de casos denunciados vem aumentando, e o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa” explica Leticia Melchiades, secretária municipal de desenvolvimento e assistência social.

No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico (veja abaixo os tipos de violência). Levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que os idosos devem representar 25,5% da população brasileira até 2060.

“O idoso tem direito a viver a ‘melhor idade’ com conforto e segurança. E para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência” orienta a prefeita Ivana M. Bertolini Camarinha.

Para denunciar de forma anônima qualquer tipo de violência contra os idosos os telefones são (14) 3283-3536 (CREAS), (14) 3283-2155 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social), 190 (Polícia Militar).

Tipos de violência contra as pessoas idosas

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A violência psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024