04 JUN 2021
Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado neste Domingo

Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado neste Domingo

Neste Dia Nacional do Teste do Pezinho, 06 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da realização do teste do pezinho nos recém-nascidos. Os pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, a partir do 3º dia de vida, para realizar o cadastro dos bebês e os agendamentos da primeira consulta do pediatra e do teste do pezinho, munidos da certidão de nascimento da criança, documentos pessoais dos pais e comprovante de endereço.

O Teste do Pezinho é um exame gratuito na rede pública de saúde e obrigatório para os recém-nascidos. É feito por meio da coleta de algumas gotinhas de sangue na região do calcanhar e coletado em papel filtro especial.

Esse teste pode diagnosticar várias doenças e prevenir precocemente complicações decorrentes de hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. “É importante que o diagnóstico seja realizado precocemente, para iniciar o tratamento antes do surgimento dos sintomas, e assim evitar o agravamento dos casos, além de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e até mesmo o óbito”, orienta a secretária municipal de saúde, Paula Gomes.

Em Pederneiras, o teste do pezinho é realizado na unidade de saúde “Joaquim Cortegoso”, no Centro. Mais informações com as profissionais de saúde, Simone, Aparecida e Maria Nilva pelo telefone (14) 3284 – 4313.