MEMÓRIA PEDERNEIRAS: CONHEÇA OS ÍNDIOS QUE HABITARAM NOSSAS TERRAS, OS KAINGANG
Você sabia que haviam índios em Pederneiras? O povo Kaingang habitou as terras onde hoje é o município de Pederneiras e região há anos e quem vai contar mais sobre esse povo indígena é o Fabio Grossi, historiador e arqueólogo que pesquisou e estudou esses povos diretamente em nossas terras.
A partir de suas pesquisas e com patrocínio do PROAC, Grossi e outros autores, escreveram o livro “OS PRIMEIROS HABITANTES DE JAÚ”, que discorre sobre a história indígena de Jaú e região. Para baixar o livro, clique AQUI. Veja abaixo, foto do jornal da cidade de Jaú citado pelo entrevistado. É o único documento conhecido que comprova a existência de Índios Kaingang no município de Pederneiras, antes da pesquisa realizada por Grossi.
“Além disso, conforme o artigo ‘O canto da Índia Vanuíre: narrativas de pacificação e genocídio dos Kaingang paulistas no início do século XX’, o autor Tédney Moreira da Silva afirma que os Kaingang possuíam vários adjetivos, sendo eles Guaianás, Coroados, Botocudos ou Bugres. Portanto, podemos supor que o distrito de Guaianás recebeu essa denominação devido aos Kaingang que aqui habitavam” complementa Anna Carolina Fonseca, historiadora da Prefeitura que produz o MEMÓRIA PEDERNEIRAS em parceria com a Assessoria de Comunicação e que está presente no quadro deste mês, que é no formato de vídeo.
Memória Pederneiras
Recordar é valorizar a história de nossa cidade. O quadro Memória Pederneiras aborda todo mês uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras. Em janeiro, conhecemos a história do ex-prefeito Michel Neme; em fevereiro, falamos sobre como era o Carnaval anos atrás; em março, conhecemos a história da Escola Paroquial Coração de Jesus, inclusive com depoimentos de ex-alunas.