08 MAR 2021
Conheça os Serviços oferecidos para as mulheres pela Prefeitura de Pederneiras

Conheça os Serviços oferecidos para as mulheres pela Prefeitura de Pederneiras

A Prefeitura de Pederneiras oferece diversos serviços direcionados às mulheres pederneirenses. Saiba mais sobre eles.

Atendimentos em Saúde

Inaugurado no ano de 2007 pela Prefeita Ivana Bertolini Camarinha, o Centro de Atenção a Saúde da Mulher de Pederneiras é referência regional.Relacionamos abaixo todos os serviços prestados no local:

·        Consultas ginecológicas

·        Consultas obstétricas

·        Coleta de Preventivos pela Equipe de Enfermagem

·        Exames: mamografia, ultrassom ginecológico, mamas, obstétrico, ecocardiograma

·        Serviço de Enfermagem

·      Serviço Social

·        Psicologia

·        Programa de Planejamento Familiar (Vasectomia e Laqueadura)

·        Programa Psicológico de Atendimento a Violência contra Mulher

“Todo mês são realizados mais de 1.000 atendimentos e as consultas são agendadas semanalmente. Para utilizar os serviços, as usuárias podem realizar o agendamento na unidade de saúde mais próxima de sua residência ou diretamente no Centro de Atenção a Saúde da Mulher.

No momento do agendamento e no dia da consulta apresentar cartão de consulta, RG, CPF ou carteira de motorista”, explica Andrea Chuichmam, Coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher.

Lembrando que as mulheres que moram na Zona Rural, deve realizar o agendamento pelos telefones (14) 3284-5297 ou (14) 99603-8970.

O Centro de Atenção a Saúde da Mulher está localizado na Avenida Bernardino Flora Furlan N-1555, no Distrito Industrial VII.

Atendimento Social

O atendimento social realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e por seus setores, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Unidade Cidade Nova e Antônio de Conti e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizam atendimentos individuais e em grupos. Mesmo durante a pandemia de COVID-19, a assistência continuou o atendimento presencial e individual e dos grupos de atendimentos de forma remota.

Mensalmente são realizados mais de 300 atendimentos voltados a orientações e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, entre outros. Relacionamos abaixo todos os serviços prestados pela secretaria e seus setores:

·        Grupo de Gestantes: com orientação da importância do Pré-Natal ao nascimento e primeiros cuidados com o bebê.

·        Renda Cidadã: trabalham temas pertinentes à família, orientando a superar as situações de vulnerabilidade social.

·        Criança Feliz: atendimento domiciliar que apoia a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.

·        Geração de Renda: cursos para capacitação de em Corte e Costura; Cabelo; Depilação; Artesanato (atualmente suspenso devido a Covid-19).

“No CREAS, acompanhamos e orientamos mulheres vítimas de violência doméstica, seja ela física verbal ou psicológica” explica Letícia Pereira de Camargo Melchiades, Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Para receber atendimento social, a usuária deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social que está localizada na Avenida Paulista O-307 ou pelos telefones (14) 3252-2155 ou (14) 3284-1553.