Tanto as escolas públicas, municipais e estaduais, quanto às escolas particulares tiveram o retorno das aulas presenciais adiados para 2021
A Prefeitura de Pederneiras, por meio do decreto municipal Nº 4.817, publicado no último dia 25, decidiu prorrogar a continuidade das aulas remotas em todo o município, postergando o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais e estaduais e privadas para o ano de 2021.
De acordo com o decreto em vigor, a decisão foi consenso entre todos os envolvidos na discussão pelo retorno das atividades presenciais.
O Conselho Municipal de Educação se posicionou, por unanimidade, de forma contrária ao retorno das aulas e atividades escolares presenciais nesse momento. Da mesma forma, uma consulta feita junto à comunidade escolar local, composta por pais de alunos, professores e demais funcionários das escolas, públicas e privadas, mostrou que mais de 80% (oitenta por cento) dos entrevistados se posicionaram pela postergação do retorno presencial das aulas e atividades escolares.
Até mesmo a Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia de COVID-19, atenta e voltada às questões e aos reflexos da pandemia na área da educação, por unanimidade, também se posicionou de forma contrária ao retorno das aulas presenciais neste momento.
A decisão visa preservar a vida e a saúde da população, bem como de evitar a piora dos indicadores relacionados à pandemia de COVID-19 em nossa região, o que poderia acarretar a regressão, para a fase laranja ou vermelha, do município na classificação de flexibilização do Plano São Paulo. Hoje, Pederneiras está na fase Amarela. Assim como Pederneiras, todos os municípios integrantes do Pacto Regional de enfrentamento ao COVID-19 resolveram postergar a possibilidade de aulas presenciais em seus territórios para o ano de 2021.