Por determinação do Ministério Público, a partir desta quinta-feira, dia 13, o transporte público municipal volta a funcionar em toda a cidade e nos distritos de Vanglória e Santelmo. A operação será de forma reduzida, por isso fique atento às linhas e horários.
ENTENDA
Após paralisação do serviço por parte da empresa concessionária, por baixa demanda de passageiros e consequente prejuízo econômico-financeiro, a Prefeitura Municipal teve que enviar à Câmara de vereadores um projeto de lei para remanejamento de recurso dentro do orçamento da prefeitura, para subsídio à concessionária, conforme determina o contrato firmado no ano de 2015 com validade de 15 anos.
Tal projeto foi rejeitado, tendo a possibilidade de ser apreciado novamente após reuniões entre os poderes executivo, legislativo e o Ministério Público. Esta opção foi rejeitada por 8 votos a 1, resultando na impossibilidade do retorno do transporte por mais de 40 dias.
Agora, porém, com a determinação do Ministério Público para que o serviço seja restabelecido mesmo sem a aprovação do projeto de subsídio pela Câmara, a empresa voltará com os circulares em linhas reduzidas, apresentando planilhas samanais com os prováveis prejuízos, para que sejam ressarcidos pela Prefeitura. Entretanto, para que o executivo cumpra com esta obrigação, necessitará da movimentação orçamentária através de lei aprovada pela Câmara, conforme contrato firmado no ano de 2015.
ITINERÁRIO
Os ônibus circularão de segunda Até às 13h de sábado com redução de linhas, pontos de parada e itinerários.
Serão dois ônibus circulando em Pederneiras em três períodos distintos: das 6h às 8h, das 11h às 13h e das 17h às 19h.
Nos distritos, será apenas um horário diário disponível. Em Vanglória, o ônibus sairá às 6h com retorno previsto para as 17h30. Em Santelmo, o ônibus sairá às 7h com volta programada para as 16h.
Vale ressaltar que as linhas dos ônibus, as suas extensões, horários, frequência, frota e terminais, bem como os itinerários e pontos de parada poderão ser modificados, pois terão avaliação periódica em relação à demanda pelo transporte e a nocividade do serviço em relação ao combate da pandemia.