O Centro de Referência de Assistência Social – CREAS de Pederneiras está ampliando a divulgação de seus trabalhos sociais e de proteção à mulher para celebrar o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Devido à pandemia Covid-19, o CREAS está enviando correspondências com material informativo, além de fazer a distribuição de cartazes em prédios públicos. Os servidores públicos que trabalham nas áreas da saúde e social e estão em atendimento receberam um broche (um laço lilás) que simboliza a campanha. No entanto, a maior parte do trabalho de divulgação das ações voltadas à celebração do mês Agosto Lilás está sendo feita on-line, nas redes sociais.
Agosto Lilás
Durante o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o Agosto Lilás. A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais ou patrimoniais.
Neste ano em especial, o Agosto Lilás comemora também os 14 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgida da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. A campanha representa uma das maiores ações de enfrentamento a este tipo de violência e uma forma de divulgar a Lei Maria da Penha.
A violência contra as mulheres é uma violação de direitos humanos, ela pode trazer como consequências: mortes, lesões, traumas físicos e vários tipos de agravos mentais e emocionais. Além disso, diminui a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, gerando prejuízos à sua autonomia e seu potencial como pessoa e cidadã. A violência pode também provocar doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, distúrbios sexuais, depressão, entre outros agravos.
Casos de ameaça também podem ser denunciados, mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime (art. 147, Código Penal).
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas direto pelo número 180.