A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, está repassando R$ 168 mil para a entidade assistencial Casa de Maria, que atende moradores de rua desabrigados.
O valor total será pago em 6 parcelas iguais à entidade e foi destinado pelo Governo Federal para que o município intensificasse os trabalhos e os cuidados junto aos moradores de rua neste momento de pandemia do novo coronavírus.
“Temos um trabalho social importante sendo intensificado neste momento em Pederneiras, principalmente junto a essa população de rua, que é um grupo de risco, é um grupo vulnerável socialmente”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Cristina Belmonte Gabriel.
Ela ressalta que o Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS já faz um trabalho contínuo de identificação, abordagem e orientação dos moradores de rua. Segundo a secretaria, há cerca de 20 moradores de rua identificados no município. Todos foram convidados a irem para a Casa de Maria. No local, eles são acolhidos com cama limpa, alimentação, banho e outras situações que melhoram a dignidade deles. “Infelizmente, muitos não aceitam o convite e preferem ficar nas ruas, mesmo com o frio e com o risco de serem contaminados com a Covid-19. E entre aqueles que aceitam ser levados à Casa de Maria, uma parte acaba abandonando o local após alguns dias, pois prefere morar na rua onde não há regras e nem rotinas para cumprir”, explica Cristina.
“Tenho orgulho do trabalho social que está sendo feito em Pederneiras e, mais ainda, de ver a nossa população unida, fazendo doações para quem mais precisa. É desta forma, juntos, que venceremos esse vírus e sairemos desta crise mais fortes”, afirma o prefeito Vicente Minguili.
Casa de Maria
A entidade funciona normalmente com 30 vagas para receber os moradores de rua, separados entre os abrigados (aqueles que vivem ou passam mais tempo no local) e os que fazem pernoite (aqueles que buscam alimento e pernoite em dias específicos e deixam o abrigo no dia seguinte). Atualmente, a entidade tem 18 abrigados, sendo que 7 estão em clínicas de recuperação temporariamente e 11 vivem no local.
Agora, com a chegada do recurso específico para combate à Covid-19 entre os moradores de rua, a Casa de Maria montou uma nova ala para receber os moradores que queiram abrigo. Ao todo, serão 70 vagas para que eles possam se abrigar do frio, se alimentar e tomar banho sem riscos de contaminação para eles próprios e para os abrigados da entidade.
Segundo a entidade, nas últimas noites, em média, 10 moradores de rua procuraram a entidade e passaram a noite no local, abrigados do frio, alimentados e limpos. Eles recebem, inclusive, roupas novas em algumas situações.