A crise da pandemia começa a mostrar seus efeitos com um duro golpe na economia municipal. Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, apenas no mês de abril, o município registrou uma expressiva queda de 42,25% na arrecadação de ICMS em comparação ao mesmo mês do ano de 2019.
Em valores, a queda representa R$ 1,3 milhão a menos nos cofres municipais apenas no mês de abril. “A tendência é de que a queda se repita no fechamento dos meses de maio e junho, uma vez que a arrecadação do ICMS é fruto da circulação de mercadorias e prestações de serviços, ambos afetados pelo isolamento social decretado pelo Governo do Estado”, explica a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Rita Garnica.
“Estamos trabalhando com os pés no chão. São três anos de trabalho transparente e com as contas equilibradas. Isso nos dá uma visão ampla para assegurarmos a manutenção dos serviços essenciais, pagamento de fornecedores e servidores. É um momento de trabalho dobrado para superarmos essa pandemia e Pederneiras voltar à normalidade econômica e social”, destaca o prefeito Vicente Minguili.
O ICMS é responsável por grande parte dos investimentos feitos com recursos próprios no município. Ele representa uma fatia anual correspondente a 1/3 (um terço) do PIB do município, estimado em R$ 158 milhões para 2020.
“Estamos fazendo um esforço conjunto para superarmos esse momento de pandemia, já nos organizando para iniciar um período de transição visando a abertura do comércio com regras sanitárias e distanciamento social bem definidos, para que a economia volte a respirar e caminhar adequadamente sem afetar o nosso trabalho de combate à disseminação do novo coronavírus”, destaca o prefeito.
Ele também esclarece que a Prefeitura, através do Comitê de Crise, tem mantido contato estreito com os representantes do comércio local e com o Governo do Estado. “Nossa intenção é cumprir as determinações do Estado quanto ao isolamento social e, ao mesmo tempo, entendemos e estamos juntos com o comércio local. Logo tudo será normalizado e passaremos por esse momento de cabeça erguida e sairemos mais fortes”, conclui Vicente.