Em entrevista coletiva transmitida pelo Facebook da Prefeitura Municipal no final da tarde de hoje, 17, o prefeito Vicente Minguili reiterou que Pederneiras continuará em quarentena até o dia 10 de maio, seguindo as determinações do governo estadual. Também participou da coletiva, o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional do Estado, Dr. Rubens Cury.
Na manhã de ontem, 16, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, formado pelo prefeito Vicente e autoridades de Saúde, se reuniu e pensou na possibilidade de flexibilização do comércio, uma vez que esta categoria vem sofrendo com a falta de arrecadação e Pederneiras não registrava nenhum caso positivo da doença. No final da tarde, porém, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado em Pederneiras, alterando as ações a serem tomadas.
A determinação do governo estadual no início da tarde de hoje, prorrogando a quarentena em todos os municípios do Estado, veio reiterar a situação em Pederneiras.
“Eu me solidarizo com os comerciantes e entendo perfeitamente a situação deles com as portas dos estabelecimentos fechadas. É claro que não queríamos isso em nossa cidade. Mas, infelizmente, a pandemia não é brincadeira”, afirmou o prefeito Vicente Minguili. E completou: “em Pederneiras, por enquanto, temos apenas um caso confirmado, mas não podemos nos esquecer que todas as cidades da região têm aumentado o número de positivados, principalmente Bauru que está tão próxima de nós e temos tantas pessoas daqui que trabalham lá e vice-versa.
O secretário-executivo do governo do Estado fez questão de deixar claro que as medidas que vêm sendo tomadas não são políticas, mas sim absolutamente técnicas. “A equipe do governador é formada por 15 técnicos especialistas e está fundamentada em suas recomendações. Por isso, os prefeitos que estão acatando o governo do Estado estão sendo responsáveis, prudentes e protegendo a sua população”, afirmou Dr. Rubens.
O secretário municipal de Saúde agradeceu as pessoas que estão se mantendo em isolamento social, já que isso possibilitou que a rede de saúde se preparasse para a doença. “Neste período, nós conseguimos ampliar a nossa UTI de 6 para 8 leitos, dobramos a quantidade de respiradores, adquirimos 9 monitores de sinais vitais, adquirimos aparelhos e móveis e implantamos uma nova ala para pacientes com doenças respiratórias com 16 leitos, adquirimos o tomógrafo que já está funcionando, vamos entregar duas unidades de saúde totalmente reformadas, compramos testes rápido que vão chegar no início do próximo mês e já conseguimos ter disponível a Cloroquina”, resumiu Dr. Pedro Luiz Pereira.
Também participaram da coletiva de hoje o procurador jurídico da Prefeitura Dr. Mathias Rebouças e Oliveira, e os médicos Carlos Clementino, Cláudio Clementino e Ulysses Massad Ruiz.