O prefeito Vicente Minguili recebeu na tarde de hoje, 30, uma comissão formada por comerciantes de Pederneiras que estão preocupados com o fechamento do comércio, por causa do coronavírus, e as consequências econômicas decorrentes dessa medida. Ao final do encontro, todos entenderam a necessidade dessa medida drástica que tem o objetivo de evitar aglomerações e pessoas nas ruas, além de ser uma determinação do governo Estadual.
A reunião ocorreu após um pronunciamento do prefeito na última sexta-feira, via live do Facebook, onde o prefeito convidava os comerciantes para conversar, uma vez que havia rumores de possível manifestação da categoria contra a medida.
No encontro de hoje, que também teve a participação do procurador jurídico Mathias Rebouças de Paiva e Oliveira, do secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira e do presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, os comerciantes pediram para que o comércio volte a funcionar normalmente ou em horário reduzido.
O prefeito explicou que, pelo menos, até o dia 07 de abril a proibição continua, uma vez que o município tem que seguir o decreto em vigência do governo Estadual. Inicialmente, o decreto de Pederneiras previa o fechamento do comércio até o dia 30 de abril, mas na sexta-feira passada foi readequado e sincronizado com o que determina o governador.
“Nós entendemos a situação dos comerciantes. Eu, mais do que ninguém, queria que a cidade estivesse produzindo e gerando renda. Eu sempre trabalhei para o desenvolvimento e o progresso do município, mas estamos lidando com uma grave crise e não podemos ser omissos”, afirmou o prefeito Vicente. E completou: “além de não termos alternativa, já que trata-se de um decreto para todos os municípios do estado de São Paulo, vocês viram o que aconteceu com o prefeito de Milão. Ele admitiu o erro em não ter tomado as ações preventivas contra o coronavírus e hoje sofre com a situação de sua cidade”.
A comissão de comerciantes entendeu a gravidade do problema e as questões jurídicas que o município precisa seguir e prometeu passar as orientações aos demais comerciantes da cidade.