O Prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili, determinou o fechamento do comércio local e a proibição de missas e cultos religiosos, de forma presencial, para evitar a propagação do coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Salão Nobre da Prefeitura de Pederneiras no início da noite de hoje.
O decreto foi assinado e publicado hoje, 20, e a medida terá início às 12h deste sábado, 21, e tem validade até 30 de abril, podendo ser reavaliada.
De acordo com a Prefeitura, a medida não vale para farmácias, hipermercados, supermercados, mercados, centros de abastecimento, hortifrutigranjeiros, peixarias, quitandas, lojas com venda de produtos de alimentação animal, açougues, lojas de conveniência e postos de combustíveis, laboratórios, restaurantes e profissionais liberais. No entanto, o grupo deve seguir algumas medidas como limpeza, disponibilização de álcool gel e seguir restrições específicas de horário e atendimento disponibilizadas no decreto para cada ramo de atividade.
Outras duas medidas importantes para a contenção do coronavírus é a proibição da circulação do transporte urbano municipal (Circular) e também a redução para 3 horas o tempo máximo para realização de enterros e velórios, com a participação de no máximo 10 pessoas.
A Prefeitura ainda destaca que caberá à Polícia Militar intensificar a fiscalização, uma vez que o descumprimento do decreto acarreta pena de um mês a um ano de prisão e multa, segundo o art. 268 do Código Penal.
“Peço paciência e consciência à população. Tomamos essas medidas de mãos dadas com as entidades que representam o comércio local, como CDL e ACIP, ao lado da Polícia Militar e em consonância com as últimas orientações dos Governos Federal e Estadual. São medidas extremas para proteger a nossa população, os nossos filhos e idosos”, explicou o prefeito, Vicente Minguili.