Desde que assumiu a administração municipal, em 2017, o prefeito Vicente Minguili e sua equipe veem se empenhando para melhorar as condições de atendimento na Santa Casa, único hospital de Pederneiras. Para isso, os recursos repassados à entidade foram reavaliados e aumentados e várias benfeitorias puderam ser colocadas em prática, como a reforma do Pronto Socorro que está sendo realizada neste momento.
“É impossível não lembrar que, quando assumimos o governo, descobrimos que o plano era fechar o Pronto Socorro. E hoje, graças a Deus e muito trabalho, em vez de fechar, estamos reformulando tudo para melhor atender os pederneirenses”, explica o prefeito.
OBRA
A obra segue a todo vapor e inclui a demolição de paredes para adequação de ambientes; ampliação de cômodos como o da recepção, por exemplo, que vai dobrar de tamanho; ampliação no número de leitos para curta permanência e para emergências; substituição do forro e de portas e batentes, além de louças sanitárias; troca do piso atual por porcelanato; acabamento com gesso nas paredes; total reestruturação elétrica; pintura; implantação de novo projeto para combate a incêndio, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros; entre outros.
Os trabalhos, avaliados em aproximadamente R$ 400 mil, tiveram o aporte financeiro de emendas de dois deputados: Arnaldo Jardim e Jorge Tadeu Mudalen.
“Somos muito gratos a todos que contribuem com a Santa Casa, como os deputados Arnaldo e Tadeu, o prefeito Vicente que não mede esforços para ajudar o hospital, o engenheiro Antônio Carlos Valinette e tantas outras pessoas que nos auxiliam”, afirma o provedor da Santa Casa, Claudinei Sipoli.
A previsão é de que a obra seja concluída ainda neste primeiro semestre.
UCI
Além da reforma no Pronto Socorro, a Santa Casa recebeu, no final do ano passado, sua Unidade de Cuidados Intensivos - UCI, com seis leitos, sendo quatro adultos e dois infantis.
O local, equipado com os mais modernos aparelhos e uma equipe médica para atendimentos mais complexos, vem salvando muitas vidas que, antes de sua implantação eram obrigadas a ficarem esperando vagas em hospitais da região.
A UCI foi uma proposta de governo do prefeito Vicente Minguili e do vice Márcio Urrea, implantada para atender exclusivamente pacientes de Pederneiras. Exatamente por este motivo, leva o nome de UCI e não UTI.