Inaugurada no dia 14 de novembro de 2019, a Unidade de Cuidados Intensivos “Marina Martini Minguili” implantada na Santa Casa está em pleno funcionamento, facilitando o atendimento à população e salvando vidas, na maioria dos casos sem a necessidade de transferir pacientes para outras cidades da região como Bauru, Botucatu, Jaú e outras.
De acordo com a administradora do hospital, Angela Kerche, a UCI está com uma média de taxa de ocupação de 50% e apenas 22% dos atendidos precisaram de transferência para outras cidades. “Isso é uma notícia muito importante e animadora. A maioria dos pacientes que passou por aqui obteve melhora e recebeu alta. Estamos atingindo os nossos objetivos e até superando as nossas expectativas.”, afirmou.
Segundo o médico responsável pela UCI, Dr. Gabriel, os pacientes estão melhor assistidos. “Nós aumentamos a resolutividade, dependendo menos de Bauru e das outras cidades de referência e temos uma boa aceitação por parte de pacientes e seus familiares”, explicou o médico.
A UCI de Pederneiras qualificou o atendimento ao paciente mais grave, que precisa de equipamentos de suporte vital. São 6 novos leitos, sendo 4 para pacientes adultos e 2 dedicados aos infantis, atendendo exclusivamente pacientes de Pederneiras, inclusive este é o motivo de ter sido denominada como UCI e não UTI, uma vez que os equipamentos médicos e corpo clínico são iguais em ambas.
A UCI foi uma proposta de governo do prefeito Vicente Minguili. “Estou feliz em ter cumprido mais uma meta. Era um sonho de toda a população que estamos realizando com muito trabalho e transparência. Agradeço a dedicação da Santa Casa, a parceria do deputado Baleia Rossi, que nos enviou R$ 1 milhão, a Câmara Municipal, e deixo meu carinho a toda a população, que agora tem mais uma atenção especial no cuidado com a saúde”, concluiu o prefeito.