Antigo prédio foi destruído pela enchente em janeiro de 2016. Novo prédio é moderno e produzirá 20 mil refeições por dia
A Prefeitura Municipal de Pederneiras inaugura amanhã, sábado, dia 07, às 09h30, a Coordenadoria de Alimentação Escolar “Prof. Francisco Ruiz Fernandes”. O local foi construído para abrigar as novas e modernas instalações da Cozinha Piloto Municipal.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, foram investidos no local entre construção do prédio, mobiliário, equipamentos e parte de sanidade e segurança cerca de R$ 2 milhões, a maior parte de recursos do Governo do Estado.
A nova Cozinha Piloto vai produzir 20 mil refeições diariamente para alimentar todos os 5 mil alunos das escolas e creches municipais, além de dar todo o suporte para as escolas da Rede Estadual.
“Estamos felizes. É mais uma grande obra em um grande momento que vive o nosso município. Estamos crescendo. O desenvolvimento está batendo na porta. A Cozinha Piloto é uma peça importante para garantir a saúde e bom aproveitamento escolar das nossas crianças. Quero agradecer o Governo do Estado pelo recurso, em nome do deputado Pedro Tobias e do Dr. Rubens Cury, e aos vereadores que nos deram apoio”, diz o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.
A nova Cozinha Piloto foi construída em terreno localizado na Avenida Bernardino Flora Furlan, anexo ao prédio onde funcionava o projeto Guri. No local, dois prédios já existentes foram adaptados e anexados a outro, construído posteriormente. No total, a Cozinha Piloto tem cerca de 1300 metros quadrados onde estão instalados o Açougue, a Padaria, a Câmara Fria e as áreas de cocção, montagem de alimentos e produção de leite e suco. Além disso, o novo prédio também tem as áreas de administração, estoque, expedição e saída de produtos.
Entenda
A Cozinha Piloto operava em terreno próprio da Prefeitura de Pederneiras às margens do Córrego Monjolo, onde também existiam o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e uma creche municipal. Em janeiro de 2016, uma grande enchente fez o Córrego Monjolo transbordar, causando um prejuízo de milhões de reais para a Prefeitura com a destruição do CEO, da creche a da Cozinha Piloto. O CEO e a creche já foram recuperados e estão em operação. No entanto, o prédio da Cozinha Piloto e todos os seus equipamentos de produção alimentar foram condenados e contaminados. O custo de recuperação era altíssimo.
Diante da inviabilidade financeira de recuperar o prédio antigo, a Prefeitura de Pederneiras assumiu o compromisso de instalar a Cozinha Piloto em novo local, em prédio a ser reformado e ampliado, dando todas as condições de segurança e higiene necessárias para a produção de alimentos no local.
Vale destacar que, desde fevereiro de 2016, a Cozinha Piloto está funcionando em prédio improvisado, produzindo menos da metade das refeições diárias. O restante, é produzido nas cozinhas das escolas e creches sob supervisão da nutricionista responsável da cozinha piloto.