A Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Maria Angela Pisani Megna, conhecida como Parquinho, está em festa. E EMEI de Pederneiras foi selecionada para integrar um livro que será publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, sobre a Jornada da Alimentação Escolar 2019.
A publicação deve ser lançada em março de 2020 e levará relatos de 20 escolas selecionadas em todo o país sobre as ações desenvolvidas por elas durante a realização da 3ª Jornada da Alimentação Escolar, desenvolvida durante este ano em quatro etapas, com temas diferentes relacionados à alimentação escolar. O livro terá o relato de cinco escolas sobre cada tema desenvolvido. A EMEI Parquinho de Pederneiras foi selecionada pelo seu relato no Tema 2, sobre Sustentabilidade na Alimentação Escolar, desenvolvida no mês de junho.
“Nós buscamos novidades e receitas diferentes para fazer dentro do tema sustentabilidade na alimentação escolar. Aproveitamos talos de acelga para fazer omeletes com sabores diferentes. As cascas de ovos foram trituradas e viraram farinha, que as crianças usaram para adubar a nossa hortinha. Em outro momento, fizemos um self-service com vários alimentos diferentes, para ensinar as crianças sobre a importância de se servir com autonomia, de fazer as próprias escolhas em relação aos alimentos que mais gosta e sobre à quantidade para colocar no prato, ajudando a evitar o desperdício”, relatou diretora da EMEI, Glauciene Lotério Santo Chacon.
Outro ponto importante foram as parcerias. “Nós aproveitamos tudo na alimentação escolar. Com os restos de hortaliças nos fizemos uma compostagem com a ajuda da Secretaria do Meio Ambiente, que veio até a escola, deu uma palestra, e ensinou as crianças o passo a passo de como montar e cuidar de uma composteira, para utilizar o adubo posteriormente nas plantas”, destaca a diretora.
Até as cascas de banana, normalmente descartadas no lixo, foram utilizadas na escola e viraram um prato delicioso. A merendeira fez uma farofa com casca de banana e talo de couve. A nova receita foi introduzida na merenda das crianças, que adoraram a novidade.
Ao final das ações desenvolvidas no mês de junho, a EMEI criou um livreto com o resumo das atividades desenvolvidas pelas crianças, com receitas e dicas para aproveitar melhor os alimentos, evitar desperdícios em casa e contribuir com a sustentabilidade. Cada aluno recebeu uma cópia do livreto e levou para casa.
“Esse tema (sustentabilidade na alimentação escolar) abriu um leque muito grande de possibilidades e experimentos. Através do livreto e de bate papos, nós apresentamos as ideias para a comunidade. Muita gente adorou e se prontificou a adotar a questão da sustentabilidade para o dia a dia. A gente sempre fala que usar a criatividade é a chave para não desperdiçar alimentos em casa. Muitos não sabem, mas quando jogamos talos, folhas e cascas de alimentos fora, estamos deixando de consumir muitas vitaminas e contribuir com o meio ambiente”, conclui Glauciene.
Vale destacar que todas as atividades da Jornada de Educação Alimentar desenvolvidas nas escolas municipais de Educação Infantil de Pederneiras foi coordenada e acompanhada de perto pela Cozinha Piloto Municipal e suas nutricionistas.