Método realizado dispensa o uso de herbicida e é ambientalmente correto
A Prefeitura de Pederneiras está realizando a capina elétrica em ruas e bairros da cidade. A capina elétrica é um método inovador, pois não usa herbicida e é mais eficaz do que a capina manual.
O trabalho é realizado na chamada área de domínio público, compreendendo ruas, sarjetas e guias de calçadas. Uma máquina, tipo trator, tem os aplicadores adaptados para fazer a varredura em guias de calçadas e dar a descarga elétrica, através dos eletrodos. A descarga mata a planta até a raiz, sem oferecer riscos à população ou animais domésticos. O resultado é visto em poucos dias.
Nesta primeira etapa, que deve durar duas semanas, o serviço está sendo realizado nos bairros Vila Camilo, Bruno Cury, Michel Neme, Parque da Colina, Vicente Juliano Minguili e Avenida Dom Silvio Maria Dario.
A capina elétrica, também conhecida por “capina ecológica”, está sendo feita por uma empresa contratada pela prefeitura, que utiliza a tecnologia desenvolvida pela ZASSO Brasil. O método utiliza descargas elétricas para eliminar as ervas daninhas, sem usar herbicidas. O serviço é de baixo custo, ambientalmente correto, sendo executado com um alto grau de segurança e ainda auxilia no controle de pragas e animais peçonhentos.
“Estamos procurando sempre o melhor para Pederneiras. Com a utilização da capina elétrica, nós reduzimos a utilização de mão de obra da prefeitura, que acaba sendo utilizada em outros serviços, aceleramos o serviço de capinação na cidade e ainda contribuímos com o meio ambiente, pois mantemos a cidade limpa, livre de insetos e outras pragas e sem a utilização de herbicidas, que são proibidos”, destaca o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.