Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura de Pederneiras
Acompanhe-nos:
4 - Facebook
3 - Flickr
2 - Youtube
1 - Diário Oficial
5 - Instagram
SERVIÇOS
Notícias
Principal   Notícias
 

06/09/2019 às 17:04:00
Prefeitura inicia obra para preservar nascentes e evitar assoreamento da Lagoa Municipal em Pederneiras

Começou nesta semana uma obra na galeria pluvial do Distrito Industrial Fuad Razuk com a missão de preservar as nascentes da região, impedir o processo erosivo na galeria e evitar o assoreamento na Lagoa Municipal.

A obra está sendo executada por empresa licitada pela Prefeitura de Pederneiras por meio de um convênio no valor de R$ 193 mil destinados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, órgão do Governo do Estado.

A galeria pluvial que está recebendo o investimento está localizada na parte baixa do Distrito Industrial Fuad Razuk, na divisa com o Parque Ecológico Vale do Sol, da Lagoa Municipal e de grande área verde de preservação ambiental (APP). A galeria, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Pederneiras, tem a função de captar água principalmente das vias do distrito industrial. As obras preveem a recuperação do talude e dos danos causados pelo processo erosivo no local. Também será construída uma escada de dissipação de energia hidráulica para conter a força da água em dias de chuva.

Outro dado importante é que no local há três nascentes de água que nutrem a Lagoa Municipal. De acordo com a Secretaria de Obras, as melhorias que estão sendo feitas irão, sobretudo, proteger essas nascentes e evitar que a Lagoa Municipal passe por processos de assoreamento futuramente.

Histórico

Em dezembro de 2017, o local sofreu danos após uma chuva forte de verão. Desde então a Prefeitura solicitou recursos ao Estado para a execução de obra para proteger o local, a Lagoa Municipal e as riquezas hídricas que estão no entorno.

“Proteger as nossas nascentes, cuidar do meio ambiente e zelar pela segurança da nossa cidade é a uma grande preocupação que temos. Agradeço ao Estado pelo recurso e tenho convicção que esta obra trará as melhorias necessárias para dar mais segurança e proteção ambiental para essa região importante para o ecossistema em Pederneiras”, diz o prefeito.

Segundo o convênio estabelecido entre Prefeitura de Pederneiras e FEHIDRO, as obras devem ser concluídas ainda neste ano.

 

 
 
 
 
Localização Localização:
Rua: Siqueira Campos, n° S-64 - Centro - CEP: 17280-000
Localização Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-Feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30
Telefone Atendimento:
Fone: (14) 3283-9570
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia