A Secretaria Municipal de Educação de Pederneiras proporcionou a 15 Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino a participação no 20º Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas em São Carlos, nos dias 29 e 31 de agosto.
A participação no Simpósio possibilita que profissionais, educadores, alunos e o público em geral entrem em contato com metodologias e técnicas de trabalho voltadas às atividades físicas e esportivas adaptadas às pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Segundo a secretária municipal de Educação, Fernanda Figueiredo Fabri Maciel, as atividades físico-esportivas no lazer são importantes meios para o desenvolvimento integral do ser humano e, muitas vezes, as pessoas com deficiência não têm tido ainda o real acesso à prática regular, autônoma e adequada nessas atividades. “Torna-se oportuno discutir quais conhecimentos e ações são necessárias para que seja efetivado um processo de participação que respeite as capacidades, os talentos e as potencialidades das pessoas com deficiência, e que assegure o direito de igual oportunidade para a participação efetiva desta população em atividades físico-esportivas e de lazer no cotidiano, inclusive nas aulas de educação física escolar”, explica.
Durante o Simpósio, os professores participaram de vários cursos como: a Criação Coletiva na Dança para Todos, com Vanessa Cornélio, da Cia Ir e Vir; Atividades Recreativas para Pessoas com Deficiências, com a Profa. Dra. Rosilene Diehl (ULBRA); Processos Colaborativos no Ensino da Educação Física Inclusiva, com a Profa. Dra. Aija Klavina (Academia Letoniana de Esporte e Educação/Letônia); Práticas Corporais e Esportivas para Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, com Prof. Vagner Martins (Sesc/Ipiranga); e Prof. Felipe Ribeiro (Divertidamente Escola de Circo).
“Agradeço o empenho e a dedicação de cada professor da rede municipal de ensino na busca por novos conhecimentos. Nossa intenção é cada vez mais investir e dar oportunidades para que os profissionais se capacitem e tenham condições de evoluir e ampliar os horizontes de ensino dentro e fora das salas de aula, melhorando o dia a dia escolar e o aprendizado dos nossos alunos”, conclui a secretária.