Os alunos das escolas municipais de educação infantil em Pederneiras colocaram a mão na massa durante a realização da segunda fase da Jornada de Educação Alimentar. Eles aprenderam a reaproveitar alimentos, como a casca de banana e talos de legumes, no preparo de muitas refeições saborosas e nutritivas, evitando o desperdício e contribuindo com o meio ambiente.
“As crianças participam do preparo dos alimentos, elas ajudaram as merendeiras e realmente colocaram a mão na massa. Isso aumenta muita a sensação delas em relação aos alimentos e a sua importância”, destaca a secretaria municipal de Educação, Fernanda Figueiredo Fabri Maciel.
Essas atividades fazem parte do tema “Sustentabilidade na Alimentação Escolar”, desenvolvido em junho, na segunda fase da 3ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional de 2019.
A ação, que é desenvolvida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar - Cozinha Piloto da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal, tem o objetivo de formar hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, além de despertar nas crianças o gosto por novos sabores e as noções de sustentabilidade, já que foram trabalhados o reaproveitamento na hora de preparar o alimento e também a questão da sustentabilidade, com o ensinamento de compostagem. Os trabalhos tiveram o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente.
A Jornada de Educação Alimentar está sendo desenvolvida em 4 etapas com os temas “Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar”, “Sustentabilidade na alimentação escolar”, “Imagem corporal e bullying” e “Movimento + Comida de verdade= Saúde”.
“Nesta etapa da sustentabilidade, as crianças foram até a cozinha das escolas e participaram do preparo de bolos e farofas com a utilização, por exemplo, de casca de banana, que é riquíssima em fibras e vitaminas, e de talos dos vegetais, como o talo do brócolis, que muita gente joga fora e é muito saboroso e nutritivo. Enfim, é importante para as crianças terem contato com esses estímulos alimentares, pois elas levarão isso para os pais e crescerão crianças mais saudáveis”, completa Fernanda.
Além disso, ao reaproveitar esses alimentos para o consumo, as pessoas evitam o desperdício e contribuem para a sustentabilidade do planeta, pois produzem menos lixo. Vale destacar que toda a Jornada de Educação Alimentar é coordenada e acompanhada de perto pela Cozinha Piloto Municipal e suas nutricionistas.