O prefeito Vicente Minguili quer entregar as casas o mais rápido possível: “E já estamos trabalhando para começar a construir outras 379 casas em Pederneiras”
As 102 casas populares da CDHU que estão sendo construídas em Pederneiras estão quase prontas para ser entregues aos contemplados. A previsão é de entregar agora no segundo semestre deste ano.
A informação foi dada pessoalmente pelo engenheiro da CDHU, Murilo Franco, que acompanha as obras em Pederneiras, ao prefeito Vicente Minguili na manhã desta terça-feira, 2. O engenheiro informa que, no global, incluindo as obras de construção das 102 casas, parte de infraestrutura do loteamento e a instalação dos equipamentos, a obra está 97% pronta. “Faltam detalhes, como parte de limpeza das casas, finalização do asfalto nas ruas e terminar instalação da quadra de esportes”, destaca.
A intenção do prefeito Vicente Minguili é entregar as casas o quanto antes. “Estamos acompanhando quase que diariamente. As obras estão adiantadas, tudo sendo feito com muito critério e cuidado. Nossa intenção é entregar o mais rápido possível, nos próximos meses, para que todos os contemplados passem o Natal e o Ano Novo na casa nova”, explica o prefeito.
As 102 casas populares é uma obra avaliada em R$ 10,2 milhões, uma parceria entre a CDHU, o Governo Federal e a Prefeitura de Pederneiras, que doou um terreno de 47,3 metros quadrados ao lado do bairro Cidade Nova, paralelo à Rua Nicolau José, no loteamento denominado “Pederneiras J”.
Segundo a CDHU, as 102 casas foram construídas em projeto único, todas iguais. Elas foram edificadas em um lote de 192 metros quadrados e as moradias têm cerca de 50 metros quadrados de área construída. Cada moradia tem dois dormitórios, uma sala, uma cozinha, um banheiro e uma área de serviço coberta, tudo com esquadrias de alumínio, piso cerâmico na casa inteira e cobertura em laje. Além disso, as casas foram adaptadas e tem energia solar, o que deve contribuir consideravelmente para a economia no consumo de energia. “Isso é um gol a favor do meio ambiente, pois economiza recursos naturais, e também um gol a favor do morador, que vai gastar menos na conta de energia. Isso é transparência na hora de criar projetos que beneficiam o cidadão e o meio ambiente”, destaca o engenheiro Murilo.
Vale destacar que o loteamento “Pederneiras J” terá área verde e uma área institucional, onde poderão ser construídas, no futuro, escolas, unidades de saúde e outros pontos de serviço público. No local, além de toda a infraestrutura de asfalto, guias e sarjetas, iluminação e saneamento já em execução, foi construído um playground com brinquedos e aparelhos para o lazer dos moradores e também está sendo construída uma quadra de esportes.
“Estou muito feliz. É um novo bairro que está nascendo com tudo o que um cidadão precisa para viver dignamente. As casas são ótimas, tudo novo e de qualidade, e com uma parcela que cabe no bolso do cidadão. Fico feliz e não vejo a hora de realizar o sonho e ver cada casa ocupada por famílias inteiras de pessoas trabalhadoras e do bem”, destaca Vicente.
Mais casas
O prefeito também está empenhado na construção de mais 379 casas populares em Pederneiras, agora em parceria com o programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal. “Estamos trabalhando, ainda na parte burocrática, para começarmos o mais rápido possível a construção dessas novas casas em Pederneiras”. O novo loteamento será construído em terreno de 146 mil metros quadrados doado pela prefeitura, ao lado do 'Pederneiras J'. A previsão, segunda a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, é de que as casas comecem a ser construídas ainda em 2019.