Peça discute violência, desigualdade social e espetacularização da imprensa através do assassinato de Mara Lúcia em 1970
Um crime aterrorizou Bauru na década de 70. A jovem Mara Lúcia Vieira foi estuprada e assassinada aos nove anos de idade. A garota foi encontrada quatro dias depois de seu desaparecimento, no banheiro de uma casa abandonada. O crime nunca foi solucionado.
“Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” é o nome do espetáculo que retrata este episódio e será encenado nesta sexta-feira, 28, no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”, em Pederneiras, a partir das 20h, com entrada gratuita. A peça é viabilizada pelo PROAC, do governo do Estado.
A peça teatral, encenada por atores de Bauru, é um documentário cênico que revela as incertezas que permeia esta obra, inspirada na história de Mara Lúcia. Os atores tratam sobre um apanhado de ‘talvez’. Quem foi o culpado por este assassinato? O que leva uma pessoa a cometer um crime tão cruel com uma garota de apenas 9 anos? E se a garota não tivesse ido à escola naquele dia? Quem ela teria se tornado se tivesse seguido viva?
Encenada pelo Grupo Protótipo Tópico, “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” é dirigida por Marcelo Soler, que busca uma construção dramatúrgica que não aborda apenas a violência, mas as sutilezas de uma vida interrompida tão precocemente.
A obra estreou no último dia 20, em Bauru, e segue com apresentações em toda a região.
Sinopse
A morte brutal de uma menina de nove anos, Mara Lúcia, em 1970, na cidade de Bauru, é o disparador para uma sequência de cenas poético documentais que buscam tentar entender a brutalidade de ontem que persiste no hoje. As lembranças de uma amiga de Mara, fragmentos do texto Memórias do Subsolo de F. Dostoiévski, reportagens sobre o fato e o próprio assombro dos artistas envolvidos se misturam na construção em cena de uma memória fabricada.
Serviço
“Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está”, Grupo Protótipo Tópico
Espetáculo Teatral | Drama | 70 minutos | Classificação 16 anos
Data: 28 de junho
Horário: 20h
Local: Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”
Entrada gratuita