02/05/2019 às 09:00:00
“Dia D” da vacinação contra gripe influenza será no próximo sábado em Pederneiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Pederneiras realiza no próximo dia 4, sábado, das 8h às 17h, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe Influenza em todas os postos de saúde do município, inclusive nos distritos.

Segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A campanha começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. A escolha dos grupos é do Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Em Pederneiras, a meta é vacinar 12.734 pessoas dos grupos prioritários.

PREVENÇÃO

Para prevenir a gripe, é recomendável algumas medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

Serviços

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe Influenza será nesta sábado, dia 4, das 8h às 17h, em todos os postos de saúde do município.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.