Equipes da Vigilância Epidemiológica estão passando por bairros onde há maior incidência de larvas do mosquito. Objetivo também é eliminar focos de escorpiões
Começa hoje, 26, segunda-feira, em todo o Estado de São Paulo, a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti promovida pelos municípios com o objetivo de eliminar focos do mosquito da dengue, uma vez que começou o período das chuvas, época propícia para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.
E Pederneiras, as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti serão dentro e fora dos prédios públicos. Durante toda a semana, as equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde estarão nas ruas ampliando as visitas domiciliares em regiões da cidade onde, historicamente, há maior aparecimento de focos e larvas do mosquito. “Essas visitas são feitas o ano todo. Nesta semana, intensificaremos as visitas no bairro Isabel Maldonado Dario, Giácomo Bertolini, Vila Ruiz e arredores, onde há maior incidência de larvas do mosquito”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Beatriz Ribeiro Maciel Pereira.
Nos prédios públicos, o tema do combate à dengue será trabalhado nesta semana junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino com atividades dentro e fora das salas de aula e nas Unidades de Saúde com palestras educativas.
Na quinta-feira, 29, todos os prédios públicos municipais pararão 15 minutos para uma mobilização de combate ao mosquito. “A intenção é que os próprios servidores municipais parem 15 minutos e procurem identificar possíveis locais onde o mosquito da dengue possa procriar. Isso é importante para manter a saúde do local de trabalho e, ao mesmo tempo, criar no servidor o hábito de ficar sempre atento aos hábitos de combate ao mosquito, tanto no serviço como na própria casa do servidor”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.
Em Pederneiras, desde o início deste ano foram identificados apenas três casos positivos da dengue, todos importados, ou seja, aqueles que são contraídos fora do município. Em 2017, não houve registro de casos positivos da doença na cidade.
Escorpião
A Secretaria Municipal de Saúde informou que nesta semana, junto às visitas domiciliares de combate à dengue, está sendo realizada também uma vistoria para identificar e eliminar possíveis focos e criadouros de escorpião. “Tivemos alguns relatos de aparecimento de escorpião em alguns bairros. Estamos trabalhando com as equipes para identificar, localizar, eliminar e orientar a população sobre como evitar o aparecimento desses animais peçonhentos”, diz Beatriz.
Assim como o mosquito da dengue, o escorpião é atraído por locais sujos, onde há acúmulo de lixos, entulhos e outros dejetos. Por isso, é importante manter o quintal sempre limpo e não jogar lixo e dejetos de qualquer tipo em terrenos baldios. E vale também cobrar os vizinhos para que façam o mesmo, pois o mosquito ou o escorpião consegue se mover com facilidade de um local para o outro.