21 NOV 2018
Índices positivos na saúde e educação de Pederneiras são estudados por pesquisadora norte-americana

Uma professora da Berkeley University Of California, nos Estados Unidos, esteve ontem, 21, na Prefeitura Municipal de Pederneiras para entrevistar o prefeito Vicente Minguili sobre as políticas públicas voltadas à Saúde e Educação. O objetivo da professora norte-americana, que está fazendo um estudo sobre a prestação de serviços públicos no Brasil, Índia e Indonésia, é traçar um perfil sobre os motivos que levam as cidades de pequeno porte a terem índices mais elevados e satisfatórios do que as metrópoles.

A professora Alison Post chegou ontem na cidade, acompanhada pela mestranda em Ciências Políticas da Usp, Marília Rolemberg Lessa, que a está assessorando no Brasil. Resumidamente, segundo a pesquisadora, que trabalha com dados estatísticos oficiais como o IBGE e o Censo, Pederneiras foi escolhida para este estudo de caso por ser um município de porte pequeno e apresentar elevados índices nas áreas estudadas. No Brasil, apenas Pederneiras e Sorocaba são alvo da pesquisa.

O objetivo da norte-americana é descobrir os motivos e traçar um perfil das cidades menores que possuem políticas públicas mais satisfatórias do que as metrópoles. Alison Post ficou impressionada em saber, por exemplo que, apesar de os municípios serem obrigados por lei a  investirem 15% de seu orçamento na área da Saúde, em Pederneiras, no ano passado, foram investidos 34%. “A Saúde sempre foi prioridade no meu governo”, explicou o prefeito Vicente Minguili à pesquisadora. E completou: “além disso, por ser uma cidade pequena, temos um contato muito próximo com os problemas da população e com os moradores; isso facilita a resolução. Ainda temos muito a melhorar, mas aos poucos, vamos seguindo em frente”.

Além do prefeito Vicente, Alison Post também entrevistou os secretários municipais de Saúde e de Educação e vereadores municipais. Todo o trabalho da professora Alison resultará em um artigo acadêmico a ser publicado em revista especializada na área de Ciências Políticas e, posteriormente, em um livro sobre o tema.

Alison Post é professora de Ciência Política e Estudos Globais Metropolitanos e Co-Diretora do Global Metropolitan Studies Program. Sua pesquisa está na interseção entre política urbana comparada e economia política comparada, com ênfases regionais na América Latina e no Sul da Ásia. É autora de vários livros, pesquisadora de pós-doutorado no Comitê de Pensamento Global da Universidade de Columbia, Pesquisadora Visitante do Centro de Estudos de Buenos Aires e da ONU.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024