A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CED “Centro de Especialidades e Diagnósticos”, realizou na última semana de setembro uma série de palestras com o tema “Saber agir e prevenir” para os usuários do CED que estavam aguardando atendimento no local.
A palestra foi uma ação da Prefeitura de Pederneiras para conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de mobilização nacional de prevenção ao suicídio. Ela foi ministrada pelas psicólogas Lucy Cristina Abrantes Porcelo e Priscila Rosane Trino. O Setembro Amarelo surgiu em 2015 e visa alertar o público a respeito do suicídio no Brasil e no mundo, por meio de ações realizadas em locais públicos.
Setembro Amarelo
Além de palestras e outras iniciativas que visam a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde atendimentos psicológicos em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano. O Centro de Atendimento Psico Social – CAPS recebe, durante todo o ano, as demandas espontâneas das unidades de saúde e também da Santa Casa. “Nós recebemos a demanda destes casos de tentativa ou ideação do suicídio. Nós procedemos a avaliação do paciente e uma consulta com o psiquiatra o mais breve possível”, explica o psicólogo e coordenador do CPAS, Diego Augusto dos Santos.
Como identificar os sintomas?
Há alguns sinais que podem ser identificados pelos familiares e amigos como sendo de risco. São eles: o desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade e de culpa, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família, pode ter baixa qualidade de sono e, ainda, perder ou ganhar peso.
“É importante que a família e os amigos percebam e entendam os sintomas, como, por exemplo, tem pessoas que escutam vozes. Isso pode levar a uma situação futura de suicídio. A família não pode ter vergonha, ela deve apoiar o doente e procurar ajuda médica imediatamente”, relata a psicóloga do CED, Luci Cristina.
Importância do Setembro Amarelo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil ocorrem 12 mil suicídios por ano, e 9 em cada 10 destes suicídios poderiam ser evitados com trabalhos mais intensos de prevenção e ajudar familiar.
“A depressão é uma doença silenciosa, muitas vezes os familiares não percebem que tem uma pessoa da família adoecida, acham que é uma fase. Contudo, a doença vai tomando conta da vida da pessoa e tira dela o desejo de viver, uma vez que a depressão distorce a realidade e a pessoa vê o suicídio como uma das saídas para voltar a se sentir feliz. Por isso as nossas ações voltadas à prevenção e ao alerta das pessoas é muito importante”, explicou o secretário municipal de Saúde, Pedro Luiz Pereira.
Serviços
A Secretaria já oferece atendimento psicológico em todas as unidades de saúde e também o CAPS durante a semana. Informações (14) 3284-4442.