A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras ampliou o projeto-piloto “Floresta Urbana”, implantado inicialmente em setembro de 2017 na Avenida Craveiro e Cravinho, nas imediações do Parque Ecológico. Agora, o projeto “Floresta Urbana” foi estendido para o canteiro central e calçadas nos dois sentidos da Avenida Bernardino Flora Furlan, bem no trecho à frente do Parque Ecológico. No local, foram plantadas 94 árvores de espécies entre Manacá da Serra, Mirindiba Rosa, Oiti, Quaresmeira, cabreúva e Aroeira Pimenteira.
“O Piloto Floresta Urbana é de grande importância para a cidade e para a manutenção do clima urbano, pois vai contribuir com a diminuição do calor proveniente dos concretos, asfaltos e áreas edificadas, principalmente por estar situado em local de grande fluxo de munícipes, no distrito industrial”, explica o secretário interino de Meio Ambiente, Val Grana.
Na primeira parte do Projeto Piloto Floresta Urbana, feita em 2017, foram plantadas 39 árvores. Todas as mudas são protegidas por gradil e recebem cuidados periódicos. “O trabalho de manutenção consiste em realizar podas de levantamento de copa das árvores plantadas, roçagem da grama no local, aplicação de adubos e resíduos de podas, além da retirada de espécies invasoras, como as Leucenas”, explica Val Grana.
Segundo o secretário, todo esse trabalho de manutenção do Projeto Piloto “Floresta Urbana” é critério para o Programa Município Verde Azul, onde Pederneiras foi premiado em 3º lugar no ranking estadual e em 1º colocado entre municípios da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré no ano de 2017.