08/08/2018 às 10:31:00
Campanha de vacinação contra Polio e Sarampo segue em Pederneiras em todas as unidades de saúde

Campanha começou no último sábado, 4. Até agora, apenas 20% do público-alvo foi vacinado

A Secretaria Municipal de Saúde está com o alerta ligado. A campanha de vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo começou no dia 4 de agosto, mas até agora, apenas 20% do público-alvo recebeu a vacina. Isso significa dizer que das 2.827 pessoas que precisam receber a vacina, mais de 2.260 ainda não procuraram uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. A campanha é uma recomendação do Ministério da Saúde e segue até o dia 31 de agosto de 2018 em todo o país vacinando crianças de 1 a 5 anos incompletos.

“Temos uma preocupação grande em atingir nossa meta de vacinar quase 3 mil crianças entre 12 meses e menos de 5 anos em Pederneiras. A procura pela vacina está baixa. Fica o alerta para os pais. Essas doenças, a Polio, Sarampo, Rubéola, deixam sequelas e podem até matar. E quando falamos de crianças, o risco é ainda maior. Por isso, pais e responsáveis, levem seus filhos para tomarem a vacina o quanto antes”, explica o Secretário Municipal de Sáude, Pedro Luiz Pereira.

A intenção da campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, contribuindo para redução do risco de reintrodução do Poli Vírus Selvagem, Sarampo e Rubéola. No total, a expectativa é vacinar 2.827 crianças no município. A meta mínima a ser alcançada pela Secretaria de Saúde de Pederneiras corresponde a 95% da cobertura vacinal até o final da campanha, em 31 de agosto. Até o momento, segundo a Secretaria de Saúde, apenas 20% da meta foi atingida.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Glaucia Cavalsan Dario, a vacina é extremamente segura para as crianças e é uma responsabilidade dos pais levarem seus filhos para vacinar.

“Vacina é coisa séria. A vacina é segura. Peço para que os pais levem seus filhos para vacinar, além de seguro, também protege as crianças de muitas doenças. Temos que manter elevada a cobertura vacinal contra Poliomielite e Sarampo em Pederneiras para evitar a reintrodução do vírus selvagem de tais doenças e a eliminação dessas doenças no país”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Glaucia Cavalsan Dario.

Serviço

A campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue até o dia 31 de agosto, sendo que no dia 18 de agosto será realizado o Dia D da vacinação, com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h. A vacinação é gratuita e exclusiva para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.