A Prefeitura de Pederneiras celebra amanhã, 29, a partir das 10h, os 10 anos de atividade do Centro de Inclusão Produtiva e Digital “Ticiane Zorzetti Moreno” - CIPD, no bairro Cidade Nova. O local foi inaugurado em 30 de junho de 2008 e, desde então, oferece cursos, programas e projetos que ampliam as oportunidades de geração de renda e emprego, promovendo a inclusão sociodigital das famílias beneficiadas.
O CIPD foi construído anexo ao Centro de Referência à Assistência Social – CRAS do bairro. No local, mais de 2 mil famílias carentes são atendidas mensalmente somente no CRAS e recebem algum tipo de benefício. No Centro de Inclusão Produtiva e Digital, todos os meses, cerca de 100 pessoas são beneficiadas com algumas das atividades disponíveis. Entre as atividades que são disponibilizadas no CIPD estão cursos de capacitação profissional (artesanato, culinária, panificação e informática), além de reuniões e palestras socioeducativas para as famílias, com conteúdos voltados para a autoestima, valorização e educação familiar.
“Procuramos, em primeiro lugar, desenvolver ações que valorizem o ser humano, que resgatem a autoestima e a capacidade de produzir, gerar emprego, renda e sustento para a própria família. O CIPD é um dos locais em que o cidadão encontra tudo isso. Estamos orgulhosos com o trabalho que é desenvolvido no CIPD e continuaremos investindo em ações e programas que deem ao cidadão a capacidade de produzir e gerar renda”, destaca o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.
Com este objetivo, o prefeito lembra que a administração municipal tem desenvolvido projetos e programas de inclusão, capacitação e geração de emprego e renda, principalmente nos bairros mais carentes do município. “Temos, por exemplo, a Padaria Artesanal, em parceria com o Governo do Estado, que é um grande programa que está formando profissionais na área da panificação. Além de mais de mil vagas em dezenas de outros cursos, programas e projetos sociais que visam a inclusão e a capacitação do cidadão pederneirense”, conclui o chefe do executivo.