Aulas do PROERD começaram na última semana com alunos do 5º ano nas escolas municipais de ensino fundamental Anna Ruiz Furlani e Zilda Mascaro em Pederneiras
No dia 19 de março, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD começou suas aulas junto a alunos do 5º ano das Emef's Anna Ruiz Furlani e Zilda Mascaro. O projeto é desenvolvido por policiais militares fardados que, uma vez por semana, ministram aulas com caráter essencialmente preventivo dentro das escolas.
A intenção do projeto é conscientizar crianças e adolescentes em idade escolar contra o uso de drogas. O PROERD foi idealizado a partir do projeto DARE – Drug Abuse Resistance Education, desenvolvido na década de 80 na cidade de Los Angeles, EUA. A ideia do projeto foi adaptada e implantada em 1992 no Rio de Janeiro pela Polícia Militar. De lá para cá, o PROERD foi se adaptando às necessidades culturais e sociais do país e hoje atua em todos os estados.
Segundo a secretaria de Educação da Prefeitura de Pederneiras, o PROERD é uma ferramenta importante no combate às drogas no âmbito escolar. “O mais importante é que os instrutores do PROERD são policiais militares fardados que, acompanhados pelos professores das turmas, passam lições que objetivam o desenvolvimento da autoestima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes”.
Em Pederneiras, o PROERD atenderá 531 alunos de 5º ano de dez escolas municipais de ensino fundamental durante o ano letivo de 2018. Cada escola é trabalhada por um período de 10 semanas, com aulas semanais. No final do programa, é realizada uma formatura com a presença de todos os envolvidos.