21 MAR 2018
Servidores da Pederneiras participam de capacitação profissional em poda e arborização

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria do Programa Município Verde Azul, participou da capacitação de Técnicas de Poda e Manejo da Arborização Urbana, realizada em Macatuba.

A capacitação contou com a participação de 14 municípios com público próximo de 100 pessoas e foi organizada pelas prefeituras de Macatuba, Araraquara, Boraceia, Borebi, Iacanga, Lençóis Paulista, Pederneiras, Piratininga, Reginópolis e Torrinha, contando ainda com a participação de funcionários das prefeituras de Brotas, Onda Verde, Agudos e Barra Bonita.

O período da manhã foi reservado para parte teórica, iniciada pelo biólogo Carlos Perucci, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Macatuba, explicando as legislações e normatizações de manejo das espécies arbóreas. Dando seguimento, a bióloga Mayara Arena, da Secretaria de Meio Ambiente de Pederneiras, realizou a palestra com o tema “Biologia e ecologia das árvores”. Para encerrar, a última palestra foi realizada pela Engª Agrª Edéria Azevedo, da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista, sobre as técnicas e boas práticas de poda. Após as palestras todos os participantes acompanharam a parte prática de poda em árvores, com supervisão do engenheiro agrônomo Fábio Scalize, da Prefeitura Municipal de Araraquara.

No período da tarde, os técnicos das empresas convidadas ministraram as palestras seguidas das orientações técnicas. Gean Piero, da empresa AMG Ecológica, tratou do tema “Tomografia das Árvores” e Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, da PlantCare, sobre “Práticas de Poda em Altura, modalidade escalada”.

Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificados para fins de comprovação, sendo que a ação será apresentada ao Programa Município Verde Azul como uma das ações da diretiva “Arborização Urbana”, na qual os municípios devem realizar anualmente a ação de “Capacitar e treinar profissionais da estrutura municipal envolvidos com a arborização urbana”. O curso teve carga total de oito horas.