01 SET 2017
Prefeitura realiza Ação Social junto com moradores de antiga cerâmica no centro da cidade

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Assistência Social, realizou um trabalho de intervenção social na antiga cerâmica às margens do córrego Monjolo, no centro da cidade. No local, há anos, residem moradores de rua em situação precária e a grande quantidade de lixo era uma situação de saúde pública.

O trabalho, que também contou com apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e entidades da cidade, teve como objetivo oferecer ajuda aos moradores de rua, dando oportunidade para que eles recomecem suas vidas de maneira digna e com condições mínimas de segurança e saúde.

“Muitos moradores de rua estavam alocados na cerâmica. Eles invadiram o local e estavam vivendo de maneira precária entre os escombros, sem segurança, sem limpeza, ficando vulneráveis a diversas situações de riscos”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Cristina Belmonte Gabriel.

O local, segundo relatos de moradores da vizinhança, era constantemente usado para prática da prostituição e uso de drogas. “Como parte do trabalho de intervenção, nós realizamos uma entrevista com os moradores para identificar suas necessidades sociais e médicas e oferecemos ajuda. Um deles aceitou receber tratamento contra dependência química e já foi encaminhado para uma entidade local que está iniciando todo o processo e cuidados necessários. Outros dois deixaram o local, mas não quiseram a nossa ajuda”, relata a secretária.

Entenda o caso

A antiga cerâmica está localizada bem no centro da cidade. Sem funcionar há décadas, ela foi invadida e há muitos anos serve de moradia para moradores de rua que vivem no local. Os vizinhos da antiga cerâmica constantemente reclamam que o local é utilizado por usuários de drogas e para prostituição, inclusive durante o dia.

Recentemente, a Prefeitura foi notificada pelos advogados do proprietário do local, pedindo ajuda no processo de reintegração de posse da antiga cerâmica. “É uma situação delicada, a Prefeitura tem condições de oferecer ajuda e encaminhar essas pessoas para tratamento e orientação. Infelizmente, a maioria prefere continuar na rua e nega receber apoio”, finaliza Maria Cristina.

Além do trabalho das secretarias de Saúde e Social, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma limpeza no local logo após a saída dos moradores de rua. Foram retiradas várias toneladas de lixo da área.

“Estamos trabalhando para resolver um problema crônico no centro da cidade. Começamos pela antiga cerâmica e continuaremos a oferecer ajuda aos moradores de rua para que eles possam recomeçar suas vidas, retornar para suas casas e suas famílias”, afirma o prefeito Vicente Minguili.