23 MAR 2016
Seguindo o estado, governo federal também reconhece situação de emergência em Pederneiras
Foto Noticia Principal Grande
Prefeito de Pederneiras na casa militar em São Paulo em busca de recursos para sanar os prejuízos da enchente de Janeiro

O pedido foi feito pelo município ainda em janeiro, logo após a enchente que deixou milhões de reais de prejuízos e centenas de pessoas desalojadas em toda a cidade

Após quase três meses de espera, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência pública do município de Pederneiras devido aos prejuízos causados pela grande enchente que assolou a cidade no dia 12 de janeiro. O anúncio foi feito pela União através de portaria publicada no último dia 18 de março pelo Ministério da Integração Nacional. O Governo do Estado já havia reconhecido tal situação de emergência no final de fevereiro.

“Vamos continuar correndo atrás de recursos junto ao Governo do Estado e da União para dar andamento às obras de recuperação dos estragos causados pela enchente”, explica o prefeito de Pederneiras, Daniel Pereira de Camargo.

Vale destacar que o simples reconhecimento da situação de emergência público em um município pelo Governo Estadual e pela União não significa envio imediato e arbitrário de recursos. Todos os trâmites para assinaturas de convênios, apresentação de projetos, licitação e execução de obras têm de ser respeitados. Apenas há um aceleramento deste processo diante da necessidade emergencial do município.

“Até agora, não recebemos um centavo nem da União e nem do Estado para obras relacionadas à enchente, e já tivemos que investir mais de R$ 1 milhão de recursos próprios em obras emergências, recuperando pontes, estradas, vias públicas e prédios públicos afetados”, lamenta o chefe do executivo.

Busca por recursos continuam

O prefeito Daniel Camargo tem se empenhado bastante em busca de recursos para Pederneiras, prioritariamente para sanar os prejuízos causados pela enchente de janeiro.

Nas últimas semanas, o chefe do executivo municipal esteve em Brasília com representantes do Ministério da Integração Nacional e no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o Coronel José Roberto, da Casa Militar do Estado. Em ambos os encontros, a pauta foi a mesma: buscar recursos para obras de defesa civil e reconstrução dos estragos causados na cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024