14 ABR 2016
Prefeitura de Pederneiras realiza trabalho de saúde bucal “Mostre o Sorriso Pederneiras”

Desde o início de abril, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pederneiras realiza o trabalho da Saúde Bucal “Mostre o Sorriso Pederneiras” em todas as EMEIs e EMEFs da cidade.

O projeto é realizado pelas auxiliares de saúde bucal Irma Canalli Rego e Eliana Lima Alencar, com a coordenação do Dr. Alexandre Jorge de Oliveira e da Drª Claudia Cynthia Céspedes. Os principais objetivos do trabalho são ensinar e incentivar a melhora da saúde bucal, criando hábitos de higiene nas crianças.

“Queremos que as crianças tenham o hábito de escovar os dentes todos os dias após as refeições e antes de dormir. Além disso, é importante que elas aprendam e tenham vontade de cuidar de sua saúde bucal”, explicam as auxiliares.

Para chamar a atenção das crianças e facilitar o aprendizado as auxiliares apresentam peças teatrais e palestras lúdicas com temáticas da saúde bucal. São utilizados caricaturas e personagens alegres e coloridos com o intuito de divertir e ensinar.

Tratamento

Os alunos das EMEIs e EMEFs receberam gratuitamente escovas e cremes dentais para uso diário nas escolas. As escovas entregues têm a cor verde ou vermelha. Os alunos que não necessitam de tratamento recebem escovas verdes, já aqueles que precisam ser atendidos pelo dentista recebem as vermelhas e são encaminhados para tratamento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. O objetivo é que ao final do tratamento as crianças troquem as escovas vermelhas pelas verdes, dando a elas a sensação de conquista a mostrando a importância de um sorriso saudável.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024