25 ABR 2016
Prefeitura lança aplicativo no combate ao Aedes Aegypti em Pederneiras
Foto Noticia Principal Grande
Prefeito Daniel Camargo foi o primeiro a baixar o aplicativo o Fim da Picada Pederneiras

A Prefeitura de Pederneiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou um aplicativo móvel para smartphones e tablets que promete ser mais uma arma no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O App “O Fim da Picada Pederneiras” foi desenvolvido com o objetivo de levar informações atualizadas sobre o Aedes Aegypti diretamente aos cidadãos, utilizando da tecnologia dos smarphones e tablets. “O Fim da Picada Pederneiras” está disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e IOS. Após baixar o App, o cidadão poderá ter acesso a informações atualizadas sobre a situação e localização de focos na cidade, poderá tirar dúvidas e ainda denunciar locais de criadouros do Aedes Aegypti.

“Em Pederneiras, nós trabalhamos o combate ao Aedes em diversas frentes, nas ruas, com campanhas de orientação e prevenção, nas escolas, empresas, enfim, estamos o ano inteiro combatendo o mosquito vetor. Agora, percebemos que a tecnologia pode ser o nosso aliado, pois vamos conseguir levar informações verdadeiras, de orientação e prevenção, diretamente e em tempo real para os cidadãos, pois grande parte da população está conectada à internet pelo celular”, explica o prefeito de Pederneiras, Daniel Pereira de Camargo.

Dengue em queda

As ações da Prefeitura no combate ao Aedes Aegypti têm surtido efeitos positivos. No ano passado inteiro, foram registrados 604 casos positivos de dengue no município, 485 apenas entre os meses de janeiro e abril. Já este ano, os números surpreendem. De janeiro a abril foram computados apenas 96 novos casos de Aedes Aegypti, uma queda de 505% em relação ao mesmo período citado do ano passado. “O trabalho de combate e orientação em Pederneiras dura o ano todo e é desenvolvido nas escolas, empresas, bairros, em eventos, enfim, tentamos levar a orientação cada vez a mais pessoas, e o aplicativo tem esse objetivo, de levar informações para a população e motivar todos a combater o mosquito”, diz o prefeito.

Como vai funcionar o APP

O APP trás informações sobre as principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, com dicas de prevenção, combate e orientações até sobre os sintomas das doenças. Uma das ferramentas do App é o dispositivo “E Agora Doutor”. Através dele, o cidadão poderá tirar dúvidas sobre os sintomas das doenças e até mesmo saber diferenciar os sintomas. “Uma das grandes dificuldades hoje é saber diferenciar os sintomas. Isso gera, muitas vezes, uma corrida desnecessária aos hospitais. O aplicativo traz informações que esclarecem estes sintomas  e evita a histeria que a falta de informações corretas causa”, explica um dos maiores infectologistas do pais, Doutor Alexandre Naime Barbosa, que é responsável pelo conteúdo didático do aplicativo.

Uma das novidades que o APP “O Fim da Picada Pederneiras” trás é a possibilidade de cada cidadão fazer denúncias de locais que supostamente possam ser criadouros do Aedes Aegypti. Com o aplicativo instalado no celular, por exemplo, basta o cidadão tirar uma foto, preencher os dados e enviar. A denúncia chegará diretamente para a Secretaria de Saúde que irá tomar as providências.

“Esperamos que o cidadão seja um fiscal no combate a dengue. Queremos que a população nos ajude a fiscalizar e denuncie locais onde há focos do mosquito. Precisamos da ajuda de todos para vencer a guerra contra o Aedes, por que o mosquito se prolifera muito rápido e agora ele não transmite mais só a Dengue, ele transmite outras doenças graves como a Zika”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Leandrin da Silva.

O aplicativo também vai informar de forma atualizada os números de casos de dengue e zika notificados no município, bem como as regiões da cidade onde há maior concentração de focos do mosquito. “Queremos, com estas informações, que o cidadão ligue o alerta e nos ajude no combate ao mosquito”, reitera Leandrin.

Combater o mosquito Aedes Aegypti é simples. Basta evitar água parada, não jogar lixo em terreno baldio, pois isso pode levar ao acúmulo de água e formação de criadouros do mosquito.

Serviços

Para instalar o APP “O Fim da Picada Pederneiras” no seu smartphone ou tablet é simples, gratuito e está disponível nos sistemas Android e IOS. Baixe agora mesmo no seu celular e ajude o município de Pederneiras a vencer a guerra contra o mosquito transmissor da Dengue e Zika.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024