A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando gratuitamente em seu Centro Médico Veterinário, cirurgias de castrações de cães e gatos.
Desde a sua implantação, em 12/09/24 até a última sexta-feira (25), foram castrados 284 animais.
O procedimento de castração de animais domésticos, cães e gatos, é uma das medidas mais importantes para controle populacional, além da questão de saúde pública. A cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários. Alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 90% menos de chances de desenvolver câncer de mama.
Os efeitos comportamentais da castração também são bastante importantes. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, caseiros e menos agressivos, além de reduzir o hábito de fugir e de urinar pelos cantos.
Todos os cães e gatos podem ser castrados. No entanto, o período indicado para fazer a castração é bastante relativo, pois envolve vários fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet, por isso é importante buscar orientação do médico veterinário de confiança sobre o seu caso é a melhor estratégia.
Em alguns casos, a castração pode ser feita ainda na fase de filhotes. Contudo, é interessante que o seu cão ou o gato já tenha tomado todas as vacinas. Este cuidado visa reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar.
No Brasil, a questão do abandono representa um problema de saúde pública. Os centros de abrigo e organizações não governamentais encontram-se superlotados e não conseguem recolher e cuidar de todos os animais que aparecem diariamente em seus portões. Uma das soluções viáveis para amenizar este problema é a castração cirúrgica de cães e gatos.
Diante disso, a recomendação para o animal doméstico é a castração, pois evita ninhadas indesejadas, fugas, brigas e problemas de saúde, como doenças sexualmente transmissíveis (a exemplo do Tumor Venéreo Transmissível), que infelizmente é comum em animais abandonados.
Para solicitar o serviço, o tutor do animal deve ser maior de idade e ir até o Centro Médico Veterinário está localizado na Rua Valdir Cantarim, O-1399, bairro: Michel Neme com os seguintes documentos em mãos: comprovante atualizado de residência (CPFL ou SABESP), cópia de documento oficial com foto, RG ou CPF do responsável pelo animal. O transporte até o Centro Médico Veterinário é de responsabilidade do tutor do pet.
O atendimento é realizado das 8h às 11 e das 13h30 às 16h30, mais informações pelo telefone (14) 99778-7142 (whatsApp). Lembrando que as prioridades para o procedimento cirúrgico são para, respectivamente, animais de rua, cuidadores de animais devidamente cadastrados, usuários do Programa Bolsa família, com comprovação através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
Mais informações entre em contato pelo telefone: (14) 99778-7142.