02 ABR 2024
Abril Azul: Núcleo de Apoio Pedagógico aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais de Pederneiras realiza atividades durante todo mês
Pederneiras realiza atividades durante todo mês

Iluminando o Caminho para a Conscientização do Autismo

Abril é um mês marcado por uma cor que simboliza tranquilidade, profundidade e sabedoria: o azul. No espectro do autismo, essa cor ganha ainda mais significado, pois também representa a proporção de crianças com o Espectro que atinge muito mais meninos do que meninas.

O mês de abril é o mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo o dia 2 reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

O autismo é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos e restritivos. Embora não haja duas pessoas com autismo iguais, muitas vezes compartilham certas características, como dificuldades de linguagem, compreensão de regras sociais, hiperatividade ou passividade, hipo e hiper-reatividade a estímulos sensoriais, movimentos estereotipados, falas repetitivas (ecolalia), rigidez de pensamento e de rotinas, interesses específicos intensos, entre outros.

Por se tratar de um espectro, cada indivíduo autista é singular e tem situações e apresentações diferentes que vai da graduação mais leve até a mais grave, sendo considerada conforme o nível de suporte (auxílios) que essa pessoa precisa para viver.

O Abril Azul é uma oportunidade para educar o público sobre o autismo e promover a inclusão. É um convite para quebrar barreiras, desmistificar preconceitos e celebrar as conquistas das pessoas com autismo.

E você sabia que Pederneiras possui um Núcleo de apoio pedagógico aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais?

Inaugurado em Outubro de 2023, o Núcleo atende exclusivamente alunos da Rede Municipal de Educação com deficiência e Transtorno do Espectro e Autista, com uma equipe em Atendimento Educacional Especializado trabalhando com as crianças de forma particular e individual, conhecendo, assim, como cada criança aprende e se desenvolve, quais gatilhos mudam seu comportamento para então orientar o professor e gestores escolares para fazer uma inclusão mais real e humana. Esses recursos e metodologias elevam o desenvolvimento das crianças que certamente melhorarão na escola e na vida, com muito mais oportunidades!

Programação Abril Azul no Núcleo de apoio pedagógico e nas salas de recursos multifuncionais de Pederneiras:

02/04 - Vídeo institucional de abertura do mês Abril Azul e comemoração do dia internacional de conscientização sobre o autismo

15/04 - Às 18h - 2° Café com Afeto - Palestras instrutivas aos pais dos alunos autistas.

De 22 a 26/04 - atividades nas escolas municipais - Conscientização sobre o autismo com os professores das Salas de Recursos Multifuncionais.

Mais informações pelo telefone (14) 3252-3100 com a Aline.