Ir para o conteúdo

Siga-nos
Prefeitura de Pederneiras
Acompanhe-nos:
Instagram
Facebook
Flickr
Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
09
09 JUL 2020
Orçamento Participativo: saiba o que é e como participar!

Desde o dia 16 de junho, a Prefeitura Municipal de Pederneiras está com o prazo aberto para a participação popular no Orçamento Participativo através do site www.pederneiras.sp.gov.br.

A participação do morador de Pederneiras é muito importante, pois o Orçamento Participativo é instrumento de complementação da democracia representativa, uma vez que permite que o cidadão debata e defina os destinos do município. É a oportunidade para solicitar investimentos, obras ou serviços que necessários no seu bairro ou em determinado ponto da cidade. É a Prefeitura Municipal dando voz ao cidadão.

Como isso funciona?

Entre os dias 16 de junho e 15 de julho, o morador pederneirense poderá dar sugestões e apresentar demandas do bairro onde mora. Pode ser a necessidade de uma praça, de melhorias na iluminação pública, questões envolvendo aberturas de rua ou mesmo a construção de escolas ou unidades públicas de saúde. Essas sugestões serão analisadas tecnicamente e, a partir daí, serão formulados projetos para que as propostas viáveis e interessantes para o coletivo sejam enquadradas dentro do orçamento do município para os próximos anos. De forma resumida, é a ideia do cidadão sendo recebida pelo poder público, analisada e, sempre que possível, viabilizada e transformada em realidade.

Como faço?

Para participar com ideias e sugestões, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura de Pederneiras www.pederneiras.sp.gov.br, no menu “Participe” do link “Orçamento Participativo”, preencher um breve cadastro de identificação e, ao final, deixar a sua proposta para o município, descrevendo, inclusive, qual área da cidade cuja proposta se refere.

Vale destacar que o período para envio das propostas é entre 16 de junho e 15 de julho, pois a partir do dia 16 de julho todas as propostas recebidas serão analisadas e, sempre que possível, transformadas em projetos que serão implementados ao orçamento. No dia 24 de julho, está prevista uma demonstração pública dos resultados, onde as propostas vencedoras, ou seja, aquelas viáveis e cujo interesse é coletivo, serão apresentadas para a população.

“O Orçamento Participativo tem uma grande importância na nossa tomada de decisão. É o momento para analisarmos quais as demandas, as necessidades e os anseios que cada bairro, cada região da cidade tem. É através do Orçamento Participativo que a população nos ajuda a decidir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura”, destaca o prefeito Vicente Minguili.

O prefeito afirma ainda que o Orçamento Participativo é um estímulo à cidadania. “Além disso, o Orçamento Participativo estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade. Nesse sentido, convido toda a população para participar e ser ativa nas questões públicas, de defesa e fiscalização do que é nosso”.

Quem pode participar?

A participação no Orçamento Participativo está aberta a todos os cidadãos pederneirenses maiores de 16 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes, assim como representantes das diversas organizações da sociedade civil de Pederneiras. Cada cidadão pode apresentar uma proposta e votar uma única vez.

Serviços

Os interessados devem acessar o site www.pederneiras.sp.gov.br, ir ao link Orçamento Participativo, efetuar um rápido cadastro informando seus dados de identificação e, logo após, apresentar sua sugestão para uma das áreas disponíveis ou ainda descrever uma proposta para uma área não identificada. A cidade é dividida em setores e, ao selecionar seu bairro, também será informado o setor a que ele pertence. O cidadão pode utilizar o Mapa de Setores disponível no link “Orçamento Participativo” para consultar o seu bairro. A participação dos cidadãos está garantida no período de 16 de junho até 15 de julho deste ano.

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura de Pederneiras
Localização
Rua: Siqueira Campos, n° S-64 - Centro
CEP: 17280-000
Atendimento
De Segunda a Sexta-Feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30
/
Acompanhe-nos
Versão do Sistema: 2.10.0 - 02/12/2020
Seta
Versão do Sistema: 2.10.0 - 02/12/2020
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia