01 FEV 2019
Secretaria de saúde de Pederneiras intensifica ações no combate ao mosquito da dengue

Trabalhando a prevenção, neste ano até o momento, apenas dois casos de dengue foram registrados no município

Diz o ditado popular que prevenir é sempre melhor que remediar. Em Pederneiras, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal tem adotado essa estratégia para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, e evitar o aparecimento de focos do vetor. A estratégia é simples: manter a cidade limpa, intensificar as visitas domiciliares e ampliar os trabalhos de orientação ambiental.

O resultado dessa prevenção é positivo. Enquanto municípios do centro-oeste de São Paulo iniciaram o ano em estado de alerta vermelho por causas de epidemias da dengue, Pederneiras tem registrado apenas dois casos positivos neste mês de janeiro. Ambos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são casos importados, ou seja, de pessoas que contraíram a doença em outro município, mas residem em Pederneiras.

“É um trabalho de prevenção. É um trabalho contínuo que a nossa equipe de controle de vetores faz todos os dias do ano. Nesse período de chuvas, a gente intensifica ações em locais onde há maior incidência de focos. Mas o trabalho não para”, diz o secretário de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.

No início do 2019, durante duas semanas, a Prefeitura realizou um dos grandes mutirões de limpeza dos últimos anos. Dezenas de pessoas empenhadas para tirar das ruas cerca de 1.600 toneladas de lixo. Além da limpeza, isso evita o aparecimento de escorpiões e o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Precisamos do apoio da população para manter os quintais limpos e não jogar lixo em terreno baldio ou na rua. Isso é prejudicial para todos, precisamos pensar e agir diferente. Precisamos contribuir para manter a cidade limpa. Uma cidade limpa, além de ser melhor para viver, ficará livre de insetos que trazem doenças”, afirma o prefeito Vicente Minguili.

Atenção

Além de manter os quintais limpos e não jogar lixo em terrenos ou na rua, vale lembrar também que o ideal é colocar areia em vasos de flor para evitar acúmulo de água, manter sempre as caixas de água fechadas, manter latas e vasilhames de boca para baixo ou fechados, e evitar que pneus e outros recipientes fiquem jogados acumulando água. Tudo isso pode contribuir para afastar a dengue da sua casa. Mas fica o alerta. Todos tem que contribuir, então se seu vizinho não colabora, vale denunciar no telefone (14) 3283-9570.

“O mosquito da dengue consegue voar muito longe. Então se você limpa sua casa, mas seu vizinho não toma cuidado, infelizmente você corre risco, por que o vetor vai voar para a sua casa. A limpeza tem que ser diária, constante e todos devem ajudar”, finaliza o secretário de Saúde.

A Prefeitura também tem trabalhado continuamente a questão da orientação sobre o combate da dengue com visitas domiciliares e com educação ambiental, com participações em eventos e atividades escolares com os alunos da Rede Municipal de Ensino.