11 ABR 2018
Prefeitura de Pederneiras continua com ações do Programa Saúde na escola

A Prefeitura de Pederneiras continua desenvolvendo as ações do programa federal Saúde na Escola em todo o município, por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que levam orientações em saúde às escolas municipais e às salas do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O programa envolve, no total, 12 ações que são realizadas em todas as escolas municipais como acuidade visual, peso e medida, prevenção em saúde, higiene bucal e corporal, escovação dos dentes, aplicação de flúor, entrega de escovas e pastas de dente, orientações sobre alimentação saudável, orientação quanto à doenças transmissíveis (catapora, virose, conjuntivite, entre outros), conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue e zika, vacinação e encaminhamento dos alunos com qualquer alteração aos profissionais de saúde responsável.

“O Programa Saúde na Escola em Pederneiras, pela sua abrangência e continuidade, ganha cada vez mais importância. Uma ação eminentemente preventiva investe em educação e saúde. Tomando como exemplo as atividades de saúde bucal, a detecção precoce dos problemas e o incentivo à escovação, reduzem as cáries nos escolares. Crianças sem cáries significam adultos com melhores condições de saúde oral e, no futuro, idosos com mais dentes”, disse o secretário municipal de saúde, Pedro Luiz Pereira.

A maioria das escolas municipais já foi visitada e orientada, inclusive com entrega de escovas e pastas de dentes aos alunos. “A união junto às profissionais Irma e Eliana, da equipe de prevenção, foi essencial para o cumprimento da meta do programa pois além de ser necessário alcançar todas as escolas municipais ainda é necessário enviar os dados de cada ação ao Governo Federal”, disse Andressa, enfermeira do programa.

Além das ações efetuadas diretamente aos alunos da rede municipal, a equipe do programa está presente em reuniões na Secretaria da Educação e demais eventos para repassar orientações aos pais, professores, coordenadores e diretores também. Para os próximos meses estão previstos ainda teatro e campanhas também com o intuito de orientar os alunos.

11/04/2018
Programa Saúde na Escola