11 DEZ 2023
ENCONTRO DE RPG: BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA EDIÇÃO DO EVENTO COM CONCURSO DE COSPLAY E DIVERSAS ATIVIDADES DE ESTÍMULO A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE

Vamos rolar os dados e despertar a imaginação e a criatividade? A Biblioteca Municipal “Paula Rached, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza neste sábado (16), das 10h às 17h, o 6º Encontro de RPG, com diversas atividades:

- Mesas de aventuras com temas variados

- Exposição de materiais

- Show musical

- Presença do Bardo

- Presença de cosplayers

- Apresentação da Cia. Camarim

- E muito mais!

Concurso cosplay TABERNA “Pedra de Fogo”

Você gosta de se fantasiar como seus personagens favoritos de animês, filmes e seriados? Então não perca o concurso de cosplay Taberna “Pedra de Fogo”, que acontece durante o encontro de RPG na Biblioteca Municipal de Pederneiras.

O concurso é gratuito e tem o apoio das lojas Piticas XP Bauru e Have Fun Geek Store, que oferecem diversos prêmios para os vencedores.

O concurso tem duas categorias: INFANTIL, para crianças de até 11 anos; e DESFILE, para pessoas com mais de 12 anos, que serão avaliadas por um júri especializado.

Os critérios de avaliação são: Indumentária (roupas e acessórios), similaridade aos trajes originais do personagem e dificuldade de execução. As notas vão de 5 (cinco) a 10 (dez), com intervalos de 0,1 (um décimo). Nota zero significa desclassificação. Para ver o regulamento completo, CLIQUE AQUI.

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário no final desta matéria ou no local do evento, a partir das 10h. Não perca essa chance de mostrar seu talento e sua paixão pela cultura nerd!

Presença confirmada da autora Marcela Alban

A edição de 2023 tem a presença confirmada da autora pederneiras Marcela Alban. Seu primeiro romance, “Astral”, foi publicado pelo selo Odisseias da Jambô Editora e lançado na Bienal do RJ. Em 2020 publicou seu segundo livro intitulado “Ojos Así” pela Imaginativa Editora.

É uma das coautoras da primeira light novel de 3DeT Victory, cujo financiamento coletivo bateu 432% (R$778.079,00) da meta. Seu romance "Noz-Moscada" foi 100% financiado na plataforma Catarse em novembro de 2021. Marcela também participou de stands na Bienal do Livro e da CCXP.

Afinal que jogo é esse?

“RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício”, explica a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Pederneiras, Adriana Couto.

Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se vestem como seus personagens, sendo o RPG de mesa a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG. Em qualquer modalidade do jogo, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que dita a trama, descreve os cenários, controla os inimigos que outros jogadores enfrentam, etc. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre.

As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto.

6º Encontro de RPG

Data: 16 de dezembro de 2023 (sábado)

Horário: das 10h às 17h

Local: Biblioteca Municipal “Paula Rached” localizada na Avenida Tiradentes, L-329, no Centro.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024