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ABR
18
18 ABR 2022
PROCON alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS
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PROCON ALERTA SOBRE CASOS DE GOLPES AOS APOSENTADOS E BENEFICIÁRIOS DO INSS 

 
Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos na cidade. Por este motivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Pederneiras ALERTA a população, em especial a população idosa, e aqueles que possuem benefício do INSS como Aposentadoria, Pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 
Como o golpe está acontecendo
Segundo a equipe do PROCON, este tipo de golpe está acontecendo com uma simples ligação telefônica, onde o atendente identifica que é funcionário do INSS, e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado ou terá que fazer "Prova de Vida", do seu benefício.

A vítima passa seus dados via What’sApp, e neste tempo é efetuado um empréstimo consignado, SEM a autorização do consumidor, sendo o valor depositado na maioria das vezes na conta da vítima, “Após a vítima perceber que foi feito um empréstimo consignado e não um ‘Resgate de valores’ ou nenhum tipo de ‘Prova de Vida’, a vítima solicita o cancelamento, e nesse momento o golpe acontece: é enviado um boleto para devolução dos valores do consignado; a vítima, pensando que ao pagar o boleto finalizará o processo de cancelamento, na verdade, está concluindo o processo de empréstimo, que pode levar anos para ser quitado, sendo descontado do seu benefício” explica a supervisora e fiscal do Procon Municipal de Pederneiras, Ana Cláudia de Jesus da Silva Torres. 

O que fazer para evitar o golpe
Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, e do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor.

 Caí neste golpe. O que devo fazer?
Aquele que, infelizmente, caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), e em seguida procurar o PROCON, para abrir a reclamação. Isso não garante o cancelamento do empréstimo e nem o ressarcimento dos valores, imediato. 

Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe?
Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, o PROCON avisa que empréstimos via telefone, são ilegais, após a Lei 17.458 de 25 de Novembro de 2021, que:
"Proíbe as instituições financeiras de ofertar e celebrar contrato de empréstimo de qualquer natureza, com aposentados e pensionistas, por ligação telefônica, no âmbito do Estado". 

O PROCON de Pederneiras está realizando atendimentos presenciais, sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, na Avenida Bernardino Flora Furlan, N-1630, Parque Industrial I.
No período da tarde, o PROCON permanece realizando as atividades internas, audiências conciliatórias, e continua com atendimento online. 

No dia 29 de abril, às 14h, acontecerá no Clube Renascer, em parceria com Grupo Renascer, e os CRAS Antonio de Conti e do CRAS Cidade Nova, uma palestra e oficina, sobre consumo consciente, prevenção de golpes e direito do consumidor, para os consumidores idosos e usuários do CRAS, com a Palestrante Deolinda Cassia Menoni Ferreira, Tutor I e II- DC- em Direito do Consumidor pela - Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, e a Coordenadora Do Núcleo Regiona da Fundação Procon, Valéria Cunha. 

Mais informações, entre em contato com o PROCON Pederneiras: (14) 3284-4300 e (14) 3284-4015.


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