10 DEZ 2021
Prefeitura de Pederneiras orienta sobre o combate do escorpião; saiba como colaborar

A Prefeitura de Pederneiras, por meio do Setor de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, reforça os cuidados preventivos contra os escorpiões e solicita a colaboração da população na prevenção.

Os escorpiões passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos de árvores. São comuns em lugares úmidos de pouca luz como entulhos, materiais de construção ou lixos descartados incorretamente. No Brasil, existe em torno de 140 espécies descritas.

Para prevenção e combate aos escorpiões devemos evitar o acúmulo de lixo e mantê-lo bem armazenado e descartados corretamente, manter os quintais e jardins limpos, remover folhagens, manter sempre vedadas saída de água, pia e tanques, além de vedar ralos, frestas e soleiras de portas. Manter material de construção sobre tablados e longe de paredes, afastar camas das paredes evitar que cobertas e lençóis encostem no chão. Contamos com a colaboração da população para eliminação de possíveis focos.

Usar veneno funciona?

Não. Algumas dúvidas surgem referentes ao controle químico (uso de veneno ou inseticida), mas segundo informa o Ministério da Saúde não é recomendado o uso dessas substâncias, devido ao hábito dos escorpiões se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixa, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, fendas e rachaduras do solo, juntamente com a sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz.

Os escorpiões permanecem longos períodos em abrigos naturais ou artificiais que impedem que o inseticida entre em contato, caso ocorra o contato com inseticida ele ficam agitados e podem ocorrer acidentes. Além disso, possui capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período.

“Solicitamos a colaboração e a conscientização de toda população para manter suas residências limpas e evitar jogar lixo nas ruas. Caso aconteça algum acidente por picada de escorpião, procure imediatamente atendimento médico” explica Cleusa Angélica da Silva, Supervisora do Controle de Vetores.

Mais informações, dúvidas e denúncias entrem em contato pelos telefones (14) 3284-9570 - Ouvidoria ou (14) 3283-2890 – Secretaria Municipal de Saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024