21 OUT 2021
Escolas da Rede Municipal de Ensino retomam, gradativamente, aulas presenciais obrigatórias em Pederneiras

Em virtude dos atuais indicadores da pandemia de COVID-19, com tendência de queda, a Secretaria Municipal de Educação, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo e a Deliberação do Conselho Estadual de Educação, CEE 204/2021, adequa o plano de retorno das escolas da Rede Municipal de Ensino para aulas e atividades escolares 100% presenciais. Todos os protocolos sanitários serão mantidos até o final de outubro, assim como o esquema de revezamento planejado por cada escola, de acordo com sua capacidade física.

Desde o início desta semana, as escolas municipais foram orientadas a contatar as famílias dos alunos que, até o momento, permaneceram em aulas exclusivamente com atendimento remoto. “Até o final de outubro manteremos o ensino híbrido com o atendimento presencial às segundas, terças, quintas e sextas-feiras e o remoto às quartas-feiras” explica a secretária municipal de educação, professora Claudia M. Melozi Gregolin.

A partir de novembro, todos os alunos sem comorbidades deverão, obrigatoriamente, voltar ao ensino presencial, com as aulas ocorrendo de segunda a sexta-feira. As escolas municipais podem ampliar gradativamente a oferta presencial ainda durante este mês de outubro.

Exceção à obrigatoriedade

Poderão permanecer em atividade remota os seguintes grupos:

- Jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra COVID-19;

- Crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19, para as quais não há vacina contra a doença aprovada no país;

- Jovens com mais de 12 anos com comorbidades e que não tenham completado o ciclo vacinal contra COVID-19;

- Estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à COVID-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas e termo assinado pelos responsáveis legais se comprometendo com a participação destes alunos em atividades remotas.

A Secretaria de Educação de Pederneiras ressalta que, mesmo com o retorno total das aulas presenciais, ainda existirão momentos de ajustes para atividades complementares, tarefas, entre outras propostas, por exemplo, que poderão ser desenvolvidas para reforçar o conteúdo das aulas.

Ainda sobre o retorno 100% presencial das atividades escolares, a Secretaria Municipal de Educação informa que, entre docentes e demais servidores das unidades escolares, somente as gestantes permanecem em trabalho remoto, ou seja, os demais devem se apresentar para a volta às aulas.

A Rede Municipal de Ensino de Pederneiras mantém escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) e de ensino fundamental I. Atualmente, o município conta com 24 unidades escolares ativas com 4.436 alunos matriculados.

Serviço
Retorno das aulas e atividades escolares 100% presenciais na Rede Municipal de Ensino (creche, pré-escolas e fundamental I)

- Até 31 de outubro: aulas presenciais às segundas, terças, quintas e sextas-feiras e aulas remotas às quartas-feiras. Limite de ocupação e distanciamento social obrigatórios.

- Em novembro: aulas presenciais de segunda a sexta-feira. Não há mais limite de ocupação e nem distanciamento social obrigatórios.

Mais informações pelo telefone (14) 3252-3100.