18 OUT 2017
Incêndio destrói grande área de preservação ambiental do parque ecológico de Pederneiras

Um incêndio na tarde desta quarta-feira, 18, destruiu uma área de 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Ambiental no Parque Ecológico Municipal “Vale do Sol” em Pederneiras. O fogo teria começado por volta das 14h e, desde então, duas equipes da Base do Corpo de Bombeiros trabalharam no local tentando conter a fúria e o avanço das chamas.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros de Pederneiras, o fogo era de grande monta e foi contido. A mata queimada está localizada ao lado da Lagoa Municipal, na área do Parque Ecológico. Não se sabe ainda a origem do incêndio. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo Parque Ecológico, está acompanhando e dando o suporte necessário aos trabalhos, visando diminuir o impacto ao ecossistema do local.

“Investigaremos para saber as causas do incêndio no local, se foi criminoso ou não. Neste momento, estamos tentando preservar ao máximo às espécies de fauna e flora do local”, explica o secretário municipal de meio ambiente, Paulo Sérgio Lucas.

O parque está localizado em Pederneiras, às margens da Rodovia SP-225 Comandante João Ribeiro de Barros, em uma área de 100 mil metros quadrados, cerca de 15 campos de futebol. O bosque é uma Área de Preservação Permanente e possui mais de 10.000 espécies arbóreas como Pau Brasil, Cabreúva, Pau-marfim, Peroba-rosa, Sabão de soldado, Jatobá, Ipês, Palmeiras Imperiais entre outras nativas e exóticas que recompõem a vegetação do local junto com canteiros de flores e folhagens.

No local, há um espaço com pista de caminhada, folhagens, área de lazer e playground para crianças e espaços para prática de exercícios e jogos em campo de areia. Esta área não está sendo afetada pelas chamas. O fogo está localizado na parte baixa do parque, onde está localizada a Lagoa Municipal e as pistas de Jeep e Moto Cross. Mas é ao lado, onde há uma extensa e densa mata preservada, que o fogo consumiu 10 mil metros quadrados de área verde.

* Imagem ilustrativa

18/10/2017