02 NOV 2016
Distrito de santelmo em Pederneiras recebe base comunitária da polícia militar

Desde o último dia 13 de outubro o Distrito de Santelmo, em Pederneiras, conta com o funcionamento de uma Base Comunitária da Polícia Militar. A instalação da Base da PM no distrito é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura de Pederneiras e da Polícia Militar – com apoio dos vereadores Ricardo de Santelmo e Adriano do Postinho – no sentido de ampliar a segurança no local com a presença constante da Polícia Militar.

A Base da PM em Santelmo conta com um policial militar fixo, que está morando no local. A presença constante da PM no distrito era uma solicitação antiga da população. “Fizemos uma lei que autoriza a prefeitura estabelecer parceria com a PM no sentido de instalar a Base Comunitária da PM nos distritos. A lei que fizemos vale para os três distritos, no entanto, até agora, apenas o Distrito de Santelmo teve a solicitação da Base Comunitária atendida”, explica o prefeito de Pederneiras Daniel Camargo.

A instalação da Base Comunitária da PM em Santelmo foi um esforço conjunto que envolveu o Executivo, o Legislativo, a Polícia e a comunidade. A Prefeitura local e a Polícia Militar solicitaram a instalação da Base nos distritos para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Até agora, eles atenderam a solicitação e autorizaram a Base de Santelmo. Os outros distritos aguardam autorização. A Prefeitura irá arcar com o aluguel do prédio onde está funcionando a Base da PM e a Polícia arcará com os custos do policial militar.

O Legislativo também contribui aprovando a lei que autoriza o município a fazer parcerias com a PM na instalação das bases. Além disso, o vereador Ricardo de Santelmo e Adriano do Postinho acompanharam de perto todo o trâmite da instalação da Base.

“Agradeço muito os vereadores Ricardo e o presidente da Câmara Adriano do Postinho pela parceria. Agradeço ao comando da Polícia Militar, em nome do Coronel Kitazume, e à Secretaria de Segurança do Estado por ter nos atendido”, reitera o prefeito.

Comunidade de mãos dadas

A população de Santelmo, de pouco mais de mil habitantes, também foi importante para que a Base da PM começasse a funcionar. Segundo o vereador local Ricardo de Santelmo, muito moradores contribuíram com a reforma e a pintura para que o prédio pudesse abrigar a Base da PM. “Muitos populares me procuraram e ofereceram ajuda. Era um sonho antigo da população ter um policial aqui. Já tivemos policial morando no distrito, mas nunca tivemos uma base da Polícia aqui. Isso é muito importante para ampliar a segurança das famílias”, comenta o vereador.