27 JAN 2023
MEMÓRIA PEDERNEIRAS: CAMPO DE AVIAÇÃO EM PEDERNEIRAS

MEMÓRIA PEDERNEIRAS:

CAMPO DE AVIAÇÃO EM PEDERNEIRAS

O município de Pederneiras possui um aeroporto, denominado Aeroporto Municipal “Michel Cury”. Está em funcionamento há anos e mantém suas atividades comerciais. Mas a cidade de Pederneiras já teve um Campo de Aviação, que funcionava nas proximidades da CEAGESP e das terras do “Campo do Governo”, oficialmente denominada Campo de Propagação Vegetal, sendo uma fazenda de propriedade do Governo do Estado de São Paulo (CATI).

Esse campo de aviação era utilizado por membros de um aeroclube local, que funcionou por alguns anos, na primeira metade do século passado.

Consegui entrevistar o senhor Jayme Teles Razuk, que tinha paixão pela aviação e participou das atividades do extinto Campo de Aviação. Seu Jayme tem 95 anos de idade e possuía “brevê”, a licença para pilotar os aviões da época.

Jayme Teles Razuk

Muitos pousos e decolagens foram realizados no Campo de Aviação. O aeroclube ganhou um avião “Paulistinha” e não eram todas as pessoas que tinham acesso ao clube, pois era um esporte muito caro na época. Seu Jayme lembrou-se que certa vez, um professor de paraquedismo veio de São Paulo para ministrar aulas aqui em Pederneiras. Assim que as aulas terminaram, foi chamado de volta a São Paulo e outro professor foi enviado para cá. Mas esse segundo professor não levou muito a sério as aulas, era muito festeiro, e no final, ninguém saltou.

Seguem algumas fotos que o Sr. Jayme guarda de recordação do Campo de Aviação:

Banho de óleo (voo solo, quando o piloto faz o primeiro voo sem o instrutor)

Improvisação no começo do Campo de Aviação

Banho de óleo (voo solo, quando o piloto faz o primeiro voo sem o instrutor)

Jayme Teles Razuk

Fonte: Jayme Teles Razuk

Apoio: Rodrigo Razuk

Randal Glauco Bergamasco Dias

MEMÓRIA PEDERNEIRAS

Com pesquisa elaborada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, periodicamente o quadro MEMÓRIA PEDERNEIRAS aborda uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.